LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Carnaval de volta, Escola Duque de Caxias-Rio vence desfile com enredo de Exu 27 Abril 2022

Seis semanas e meia depois da sua data, o Carnaval voltou ao Rio com milhares de foliões a dançar para espantar o mal que em 2021 ’cortou o barato’ que é a maior festa brasileira e o maior Carnaval do mundo. Esta terça-feira 26, proclamou-se a escola e a rainha da bateria vencedoras.

Brasil: Carnaval de volta, Escola Duque de Caxias-Rio vence desfile com enredo de Exu

A vitória da ’Escola de Duque de Caxias da Grande Rio’ aconteceu enfim. Depois de mais de trinta anos de existência, o grupo — que em 2020, 2010, 2007 e 2006 se quedou pelo segundo lugar — obteve (após o recesso ditado pela Covid-19) a sua primeira vitória de sempre, com o tema de Exu.

O enredo vencedor é Exu, para desmistificar a diabolização do orixá: "Exu é quem abre os caminhos da gente, é quem traz a prosperidade, quem traz a fartura para a sua casa. Todo mundo cultua Exu na África, pois Exu é um guardião de todos os orixás. Ele é o guardião da gente", disse um porta-voz da organização ouvido pela TV Globo esta terça-feira, 26.

Fotos: A maior festa brasileira está de volta. O enredo vencedor tematizou o orixá Exu, erradamente confundido com o diabo. A atriz Paolla Oliveira (canto esquerdo) desfilou de Pombagira, a representação feminina de Exu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project