LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Dilma vai para a China presidir banco do BRICS 25 Mar�o 2023

A economista Dilma Rousseff, chefe de Estado do Brasil entre 2011 e 2016, foi eleita nesta sexta-24 presidente do NDB-New Development Bank /Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do BRICS sediado na China. A cerimónia de posse está agendada para o fim da próxima semana, durante a viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China.

Brasil: Dilma vai para a China presidir banco do BRICS

Criado em dezembro de 2014 para ampliar o financiamento para projetos de infraestrutura e de projetos de desenvolvimento sustentável no grupo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, bem como em outras economias emergentes, o NDB atualmente tem cerca de 32 biliões USD em projetos aprovados. Desse total, cerca de quatro biliões estão investidos no Brasil, principalmente em projetos de rodovias e portos.

Nomeação de Dilma

"Em 24 de março de 2023, o conselho de governadores do NBD elegeu Rousseff por unanimidade como presidente do banco, com efeito imediato", lê-se no comunicado da entidade sediada na cidade de Xangai, na costa oriental chinesa.

Dilma Rousseff, indicada para o cargo pelo presidente Lula, substitui Marcos Troyjo, ex-secretário especial do antigo Ministério da Economia, que ocupava o posto desde julho de 2020. O mandato terminará em julho de 2025, quando o Brasil completar cinco anos no comando da instituição financeira.

Esta nomeação ocorre nas vésperas da visita de Estado do presidente Lula à China, que é o maior parceiro comercial do Brasil.


Dilma erradicou Brasil do mapa da fome

“Como presidente do Brasil, Dilma Rousseff concentrou [a] sua agenda em assegurar a estabilidade econ[ó]mica do país e a criação de empregos. Além disso, durante [o] seu governo, a luta contra a pobreza teve prioridade, e os programas sociais iniciados sob os mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram expandidos e reconhecidos internacionalmente. Como resultado de um dos mais extensos processos de redução de pobreza da história do país, o Brasil foi removido do Mapa da Fome das Nações Unidas", destaca o NDB.

Salário anual de 20 mil reais, 5.666 contos

Fontes: Agência Brasil/ Valor.globo/Times of India/... Fotos: Em 2014, o encontro fundacional do banco do BRICS, com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e os presidentes Dilma, Putin, Xi, Zuma. 36ª presidente do Brasil sucedeu em 2011 ao presidente Lula; destituída no segundo mandato por impeachment (num processo tido como injusto), este facto foi omitido no seu perfil no site do NDB.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project