LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil/Eleições: Autor de ‘impeachment’ a Dilma declara apoio a Lula 22 Setembro 2022

Um dos autores do pedido de ‘impeachment’ contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015, anunciou hoje o apoio a Lula da Silva às eleições presidenciais de 02 de outubro.

Brasil/Eleições: Autor de ‘impeachment’ a Dilma declara apoio a Lula

“Eu creio que nós devemos nesse instante evitar um mal maior. Evitar que haja conturbações na vida social brasileira”, afirmou, em declarações ao Globo, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior.

Se Lula vencer, disse Miguel Reale Júnior, que até hoje era apoiante da candidatura presidencial de Simone Tebet, “não vai haver ofensas a ministros do Supremo ou do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”.

“Não vai haver ameaça de golpe”, acrescentou.

Na opinião do ex-ministro da Justiça brasileiro, o chefe de Estado do Brasil e candidato presidencial, utilizou a estadia em Londres por ocasião do funeral de Isabel II e a Assembleia Geral da ONU, que decorre em Nova Iorque, para fazer campanha política.

“Imagine o que ele faria no segundo turno? Com risco da ameaça continua de golpe que ele sempre repete e continua falando da insegurança das urnas eletrónicas”, sublinhou.

A campnha de Lula tem se focado nesta semana em ‘operações de charme’ ao voto útil e tem procurado ‘roubar’ parte do eleitorado da chamada terceira via de forma a conseguir vencer logo à primeira (necessário mais de 50% dos votos).

Nas últimas sondagens divulgada pelos institutos IPEC e Datafolha nesta segunda-feira, Lula da Silva continua liderando a corrida presidencial com 47% das intenções de voto entre os brasileiros, a apenas três pontos percentuais da vitória na primeira volta enquanto Bolsonaro permanece com 31%.

Hoje, uma carta aberta assinada por políticos e intelectuais de esquerda de países da América Latina pede a Ciro Gomes, candidato de centro-esquerda e terceiro nas sondagens, que renuncie à sua candidatura presidencial no Brasil, para facilitar a vitória de Lula da Silva nas presidenciais.

A eleição presidencial no Brasil tem a primeira volta marcada para 02 de outubro e a segunda, caso seja necessária, a 30.

Atualmente, 10 candidatos disputam as presidenciais brasileiras: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project