LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil/Eleições: Campanha de Lula da Silva preocupada com abstenção a cinco dias da votação 28 Setembro 2022

A congressista Gleisi Hoffmann, coordenadora da campanha de Lula da Silva, expressou hoje preocupação sobre a abstenção nas eleições de domingo, numa altura em que a campanha faz um esforço para a vitória logo à primeira volta.

Brasil/Eleições: Campanha de Lula da Silva preocupada com abstenção a cinco dias da votação

"Estamos preocupados com a abstenção", disse Hoffmann, que é também presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), num evento liderado por Lula da Silva, no qual falou com personalidades desportivas num hotel da cidade de São Paulo.

Segundo a Lusa, o PT, que lidera a ampla frente progressista com a qual Luiz Inácio Lula da Silva procura regressar ao poder, acredita que uma taxa de participação mais elevada aproximará o antigo chefe de Estado da vitória nas eleições à primeira volta e que uma elevada taxa de abstenção favorecerá o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que procura ser reeleito.

De acordo com uma sondagem do instituto Ipec divulgada na segunda-feira, há 4% do eleitorado brasileiro que votará em branco ou nulo nas eleições de domingo e outros 4% que ainda não sabem quem escolher.

Neste sentido, a líder do PT pediu aos atletas presentes no evento que encorajassem as pessoas a irem votar através das suas redes sociais, especialmente os mais jovens.

Para ser eleito Presidente na primeira volta, Lula da Silva precisa, prossegue a mesma fonte, de mais de 50% dos votos válidos, ou seja, excluindo os votos em branco e inválidos, um cenário que já foi previsto por várias sondagens.

"Nestes últimos cinco dias, temos de fazer um enorme esforço para levar as pessoas a votar. O voto é a nossa principal arma para nos diferenciarmos de Bolsonaro", disse Hoffmann, que é também candidata a renovar o seu lugar na Câmara Baixa nas eleições de domingo.

Em 02 de outubro, 156 milhões de brasileiros são chamados às urnas para eleger um presidente, 27 governadores e renovar as câmaras legislativas regionais e nacionais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project