LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil/Eleições: Lula com vantagem de três pontos percentuais com a contagem em 90% 02 Outubro 2022

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva lidera a contagem parcial das eleições de hoje com 47,12% dos votos, seguido do atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro, com 44,32%, quando estão apuradas 90% das secções eleitorais.

Brasil/Eleições: Lula com vantagem de três pontos percentuais com a contagem em 90%

Segundo a Lusa, atrás na contagem parcial durante a maior parte da noite eleitoral, o ex-presidente brasileiro ultrapassou Bolsonaro quando a contagem chegou a 70% das secções eleitorais, passavam poucos minutos das 20:00 (00:00 de segunda-feira em Lisboa).

No entanto, Lula da Silva regista um desempenho muito abaixo do que previam as sondagens, que o colocavam com margem de quase 10 pontos percentuais sobre o atual Presidente brasileiro, que tenta a reeleição.

A manterem-se os resultados divulgados até agora pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o líder de extrema-direita e o dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) irão enfrentar-se numa segunda volta, marcada para 30 de outubro, para definir a Presidência, admite a Lusa,.

Lula mais votado entre eleitores no estrangeiro

Entretanto, segundo a SIC Noticias, Lula da Silva foi o mais votado entre os eleitores brasileiros da Austrália, Nova Zelândia, Singapura mas também na China. Por outro lado, em Timor-Leste, no Japão e em Israel, o vencedor foi Jair Bolsonaro. Curiosamente Lula venceu na Palestina.

Na Europa, Lula venceu na Alemanha, França, Bélgica e até na Hungria, apesar do apoio do primeiro-ministro Viktor Orbán a Jair Bolsonaro. O mesmo aconteceu em Portugal, com vitórias de Lula em Lisboa, Porto e Faro.

Quando estão contados mais de 90% dos votos, Lula contabiliza 47,12% dos votos, seguido do atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro, com 44,32%

Caso nenhum dos candidatos presidenciais ultrapasse 50% dos votos válidos, os dois mais votados voltam a enfrentar-se numa segunda volta em 30 de outubro.

Segundo a Lusa, os mais de 156 milhões de eleitores foram hoje chamados às secções de voto até às 17:00 de Brasília (21:00 em Lisboa), nas 577.125 urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Além de Lula da Silva e Bolsonaro, disputam as presidenciais brasileiras os candidatos Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project