LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil-Eleições estaduais: "Vamos invadir Portugal, França, oh, europeus, vou apanhar-vos!" 02 Outubro 2022

O candidato a governador do Amazonas, Israel Tuyuka, tem uma proposta curiosa que apresentou no último debate eleitoral na terça-feira, 27 transmitido pela Globo-Rede Amazônica. Expressou-a assim: "Se os portugueses invadiram o Brasil e a Amazônia, nós vamos invadir Portugal. Buscar recursos. Nós vamos invadir França, Holanda, porque vocês [europeus] vieram até aqui e pegaram as nossas coisas. Oh, europeus! ‘vô’ pegar vocês, hein!", ameaçou.

Brasil-Eleições estaduais:

Durante o último debate eleitoral — não só a eleição presidencial mas também as eleições municipais e estaduais — para o plebiscito de hoje domingo, o único candidato indígena ao governo do Amazonas, Dr. Israel Tuyuka pelo PSol-Partido Socialismo e Liberdade, ameaçou invadir Portugal, França e Holanda "que roubaram as nossas riquezas" durante muitos séculos de colonialismo.

O médico Israel — que será não só o único indígena mas também o único brasileiro formado em medicina depois de dois mestrados em ciências sociais e geografia e licenciaturas em filosofia e matemática — nasceu há 50 anos no município amazonense de São Gabriel da Cachoeira no seio da etnia Tuyuka.

O povo indígena Tuyuka entronca-se na família linguística Tukano Oriental do Noroeste Amazônico que abrange a fronteira entre o Brasil e a Colômbia.

O candidato afirma que, caso eleito, irá defender as causas relativas à "minoria da população" mais vulnerável que "são mulheres, jovens e comunidades indígenas e quilombolas".

No seu plano de governo Tuyuka, o candidato pretende "levar atendimento médico até as comunidades tradicionais, além da criação dos Centros Universitários Indígenas".

Fontes: Globo-Rede Amazônica/You Tube/SBT-Amazônia

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project