LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Filho de candidato presidencial pica ponto por colegas? Ou do trânsito mundial das ’fake’ 14 Junho 2018

O vídeo partilhado por internautas nas redes sociais foi comentado e legendado como: «Eduardo Bolsonaro, filho do candidato presidencial Jair, “a bater ponto por colegas”», «‘deputados fantasmas’, ausentes na semana do Carnaval». A indignação enorme por “esta falta de respeito para com o povo brasileiro” suscitou, no dia seguinte, um desmentido esclarecedor. Mas mundo fora, há quatro meses que milhões partilham o vídeo e a indignação contra ‘os deputados desta laia’. Só que o delito parlamentar flagrado foi na Ucrânia.

Brasil: Filho de candidato presidencial pica ponto por colegas? Ou do trânsito mundial das ’fake’

O esclarecimento dava conta das impossibilidades. Uma: “Presença na Câmara brasileira é marcada por biometria, e não por cartão. Ou seja, não há como outras pessoas, como colegas e assessores, por exemplo, limparem a barra de deputados faltosos”, escreve a revista “Veja”.

Outra: as atividades parlamentares cessaram no período do Carnaval (10 a 14/2), demonstrava-se com o calendário online.

Entretanto mundo fora, o vídeo circulava nas redes sociais, com traduções automáticas. Há quatro meses, partilhas fazem a delícia dos anti-parlamentares no planeta global.

Em França também muitos internautas assumiram que se tratava da Assembleia Nacional. Daí as expressões “Desavergonhados”, “Bandidos”, “Aldrabões” dirigidos aos supostos deputados franceses.

Até que o jornal Le Monde publicou, esta terça-feira, um artigo a esclarecer. Apontava os pormenores, alguns triviais, como as mesas de trabalho, que descartavam o Senado ou a Assembleia Nacional de França.

Vídeo arma de arremesso na eleição presidencial


O artigo do Le Monde indica que no Brasil o vídeo está a ser utilizado na campanha de vários candidatos à eleição presidencial, em outubro próximo.

Fontes referidas. Foto (duma captura de ecrã nas redes sociais): No parlamento ucraniano, um deputado passa de mesa em mesa a marcar a presença dos colegas ausentes, reporta o Le Monde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project