LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Itamaraty informa que diplomata brasileira foi convocada em Teerão — Bolsonaro expressou apoio a Trump 08 Janeiro 2020

O embaixador está de férias, a substituta Maria Cristina Lopes foi ouvida na segunda-feira pelo governo iraniano. Dias antes, o presidente Bolsonaro declarara o seu repúdio ao ataque à embaixada americana em Bagdad e não fez qualquer declaração para condenar a intervenção dos Estados Unidos que na sexta-feira matou, também em Bagdad, o general iraniano Qassem Soleimani.

Brasil: Itamaraty informa que diplomata brasileira foi convocada em Teerão — Bolsonaro expressou apoio a Trump

O Ministério das Relações Exteriores alegou sigilo diplomático para evitar responder sobre qual o teor da conversa entre a encarregada de Negócios do Brasil e as autoridades do Irão.

Apenas três dias antes, o presidente Bolsonaro declarara o seu apoio à intervenção americana que na sexta-feira matou em Bagdad o general iraniano Qassem Soleimani.

A interpretação de que o teor da conversa entre a representante diplomática — o embaixador do Brasil no Irão, Rodrigo Azeredo, está de férias — e as autoridades iranianas tornou-se uma hipótese que a imprensa tentou aprofundar junto do Itamaraty. Sem sucesso.

O teor da conversa é reservado e não será divulgado, garante o Ministério das Relações Exteriores em Brasília.

Países lusófonos em Teerão

Em julho passado, o governo português suspendeu a emissão de vistos e outras atividades após um funcionário da embaixada portuguesa em Teerão ter sido baleado perto do edifício diplomático. O incidente foi considerado uma "quebra de segurança" nas instalações diplomáticas.

O ministro Augusto Santos Silva excluiu que a suspensão das atividades tivesse visado os nacionais iranianos e garantiu que "as razões de segurança" têm a ver"com as condições de funcionamento da secção consular" da Embaixada de Portugal em Teerão que "estão a ser identificadas e corrigidas" e, uma vez ultrapassadas, "possibilitarão a retoma do seu funcionamento, tão brevemente quanto possível", como noticiou então a Lusa. Fontes: Globo/Lusa/Outras.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project