LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Meio milhão vacinam-se no Rio no dia D de combate à febre amarela 30 Janeiro 2018

Umas quinhentas mil pessoas vacinaram-se sábado, 27, Dia D de combate à febre amarela, em várias regiões do Rio de Janeiro — sob intensa chuva. Na ’Cidade Maravilhosa’, houve ruptura de stocks ao longo da semana de 22 a 27.

Brasil: Meio milhão vacinam-se no Rio no dia D de combate à febre amarela

A resposta maciça da população fluminense à campanha de vacinação volta a repetir a proeza do ano passado: "O Rio foi o estado campeão em vacinação contra a febre amarela em 2017”, congratula-se o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior em conferência de imprensa esta segunda-feira, 29.

A colaboração das corporações de bombeiros tem sido importante para o sucesso da campanha: “Colocámos nossos quartéis à disposição da Secretaria de Saúde, destacando os mais estratégicos para auxiliar neste momento", afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.

A expectativa é de vacinar mais de cinco milhões de pessoas, nos próximos dias. Até agora, mais de oito milhões foram vacinados no estado fluminense, que em 2017 registou 26 casos de febre amarela silvestre que mataram oito pessoas. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, as oito mortes ocorreram nos municípios de Teresópolis (duas), Valença (quatro), Nova Friburgo (uma) e Miguel Pereira (uma).

A cidade do Rio, que não tem registo de ocorrência da doença, está fora da área de recomendação da vacina. Mas as filas começam cedo (foto) e, ao longo da semana de 22 a 27, com a procura a ultrapassar largamente a oferta disponível, verificaram-se rupturas de stocks, que levaram as autoridades municipais a recorrer a Brasília para obter um novo abastecimento de 250 mil vacinas.

Em certos postos de vacinação da cidade fluminense, a vacinação limita-se aos doadores de sangue, já que o ’Hemorio’, um centro de distribuição de sangue, lançou uma campanha dirigida a candidatos à doação de sangue: "As pessoas que vierem doar sangue, no ’Hemorio’, de hoje(22) até sábado(27), vão ganhar a vacina. Nós disponibilizamos 400 doses contra a febre amarela por dia", explicou o diretor-geral do ’Hemorio’, Luiz Amorim, ao Globo online. (Fontes: Globo e Agência Brasil)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project