Brasil: Mercado de bovinos em compasso de espera por doença das vacas loucas 23 Fevereiro 2023
É o primeiro caso de BSE, Encefalopatia espongiforme bovina, detetado desde 2021 e o sexto em 25 anos. Segundo a imprensa brasileira desta quarta-feira 22, os abates para frigoríficos estão suspensos dadas as "suspeitas sobre mal da vaca louca". A China é o principal destino de exportação do ’boi China’ — descrito como "animal com idade inferior a 30 meses no momento do abate e no máximo quatro dentes incisivos permanentes, uma especificação sanitária dos chineses".
O preço da carne do boi China’, acrescenta-se, tem na transação com a China um prémio em relação ao valor convencional da arroba (15 kg).
A BSE, mais conhecida por doença das vacas loucas, é uma doença neurodegenerativa que afeta o gado doméstico bovino. A doença surgiu em meados dos anos 80 na Inglaterra. O agente que transmite a doença é designado por prião (do inglês proteinaceus infectious particle), e trata-se de uma proteína celular (PrPc) que a dado momento se pode modificar e tornar infeciosa (PrPsc), referem peritos na área de sáude.