REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Papa Francisco evoca as "crises políticas" no continente americano 09 Janeiro 2023

O Papa Francisco evocou hoje as "crises políticas" no continente americano, fontes de "tensão e violência", referindo-se em particular ao Brasil, onde apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram instituições do poder.

Brasil: Papa Francisco evoca as

"Estou a pensar nas várias crises políticas em vários países do continente americano, com a sua quota-parte de tensões e formas de violência que aguçam os conflitos sociais", disse, segundo a Luisa, o Papa durante as suas saudações ao corpo diplomático.

E acrescentou: "Estou a pensar em particular no que aconteceu recentemente no Peru e nas últimas horas no Brasil".

Após várias horas de caos que fizeram lembrar a invasão do Capitólio, em Washington, após a derrota eleitoral do antigo Presidente norte-americano Donald Trump, há dois anos, as forças da ordem brasileiras recuperaram o controlo do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal, invadidos no domingo por centenas de opositores do novo chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta operação foram detidas pelo menos 300 pessoas.

A invasão começou depois de militantes da extrema-direita brasileira apoiantes do ex-Presidente Jair Bolsonaro, derrotado por Lula da Silva nas eleições de outubro passado, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project