LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Pastor RR Soares — da venda de ’água milagrosa que cura Covid’ — é vítima do coronavírus 11 Setembro 2021

O milionário líder religioso Romildo Ribeiro Soares — que desde abril de 2020 distribui aos fiéis da sua igreja copos com "água consagrada" para curar a Covid em troca de doações — é notícia por ter em junho adoecido gravemente. Esteve hospitalizado no Rio de Janeiro por complicações da Covid-19.

Brasil: Pastor RR Soares — da venda de ’água milagrosa que cura Covid’ — é vítima do coronavírus

A já milionária tele-evangélica IIGD-Igreja Internacional da Graça de Deus de R.R. Soares prosperou em tempos de epidemia, enquanto as igrejas fechadas por causa da Covid-19 não podiam arrecadar o dinheiro necessário para honrar os compromissos mensais.

Além das sessões tele-evangélicas, as sessões presenciais mantêm-se com
o missionário R.R. Soares, de 73 anos, a distribuir copos com o líquido "milagroso" aos fiéis da IIGD. Nas sessões tele-evangélicas abundam relatos de pessoas que afirmam ter recuperado da Covid, por efeito da água "consagrada".

A IIGD é reconhecida pela sua presença maciça nos meios de comunicação: estações de TV — a RIT-Rede Internacional de Televisão (RIT), a Nossa TV, por assinatura — produtoras de filmes, discos e diversas emissoras de rádio reunidas na Nossa Rádio.

O grupo é considerado a segunda maior igreja neopentecostal do Brasil, atrás somente da IURD.

Cisões de evangélicos

A saída de um líder evangélico e televangelista da IURD-Igreja Universal do Reino de Deus tem muitas vezes conduzido à fundação de uma nova igreja.

A IURD de Edir Macedo tem como antecedentes imediatos duas dissensões. A primeira foi em 1975: o desentendimento de RR Soares com o missionário da Igreja Pentecostal Nova Vida resultou na saída de Soares. Pouco depois fundava, com mais quatro, o Ministério da Cruzada para o Caminho Eterno.

Dois anos depois, nova cisão e RR Soares agrega o cunhado ao seu novo projeto, a IURD. Três anos depois da fundação em 1977 pelos cunhados RR Soares, presidente, e Edir Macedo, vice-presidente, desentendimentos entre os dois ditaram a saída de RR Soares, que no dia seguinte a desligar-se da IURD criou, em 9 de junho de 1980, a IIGD-Igreja Internacional da Graça de Deus.

Usar religião "para obter vantagem"

Tal como a IURD, a IIGD tem, ao longo dos seus mais de vinte anos, enfrentado algumas ações na justiça.

A mais recente ação judicial contra o pastor de tem na base esse vídeo, no You Tube desde o início de abril de 2020, em que o septuagenário evangélico afirma que a cura da Covid-19 pode ser obtida através da água "consagrada". E ps fiéis não hesitam e dão dinheiro para acederem a essa cura — contra todas as informações que a Ciência vai desvendando.

O Ministério Público Federal já pediu à Justiça de São Paulo uma "investigação por estelionato".

Segundo o procurador-geral Wellington Saraiva, "o pastor líder da IIGD" "usa influência religiosa para obter vantagem pessoal (ou em benefício da igreja), induzindo vítimas em erro, pois não há evidência conhecida de cura da Covid-19".
— -
Fontes: Globo/UOL/Estado de São Paulo/Record TV. Relacionado: Covid-19 no Brasil: Pastor pede 7 reais a 1 milhão de fiéis para salvar igreja dissidente IURD, 08.jun.020. Foto: O milionário líder religioso Romildo Ribeiro Soares. O missionário que prega as virtudes da água "milagrosa" que cura a Covid-19 foi internado vítima da doença. Perante boatos de que tinha morrido, um dos filhos, o deputado federal David Soares, desmentiu: "Morreu para o pecado, não para o mundo. Nos próximos dias, terá alta", disse em vídeo em que pede orações pela vida do pai.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project