LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Pobreza leva pessoas a procurarem comida em carcaças de animais 04 Outubro 2021

As imagens publicadas num jornal do país geraram revolta e indignação. "Antes, as pessoas vinham e pediam ossos para darem aos cães. Hoje imploram por ossos para fazerem comida", conta o motorista do camião que recolhe os restos de carne e ossos dos supermercados e distribui pelos mais necessitados, segundo o Notícias ao Minuto.

 Brasil: Pobreza leva pessoas a procurarem comida em carcaças de animais

Conforme a mesma fonte, as imagens de pessoas a procurarem comida em carcaças de animais no interior de um camião, fotografadas no Rio de Janeiro na semana passada, estão a expôr a escala da crise económica e social no Brasil e a gerar revolta e indignação no país. “As fotografias foram captadas pelo fotojornalista Domingos Peixoto numa reportagem para o jornal Extra.”

José Divino Santos, motorista de um camião, disse ao Extra que nos últimos meses aumentou o número de pessoas que pedem ossos e restos. “Há dias em que chego aqui e tenho vontade de chorar. Um país tão rico não pode estar assim. É muito triste as pessoas passarem por esta situação. O meu coração dói. Antes, as pessoas vinham aqui e pediam ossos para darem aos cães. Hoje imploram por ossos para fazerem comida”, afirmou o motorista, citado pelo Notícias ao Minuto.

Denise da Silva, 51 anos, é uma das pessoas que vai procurar comida entre os restos e ossos. Tem cinco filhos e 12 netos, e ficou viúva recentemente. Agora luta para alimentar a família. “Não vejo um pedaço de carne há muito tempo, desde que a pandemia começou. Estes ossos são a nossa mistura. Levamos para casa e fazemos para os nossos meninos comerem. Sou muito grata por ter isto”, refere, conforme escreve a nossa fonte, acrescentando que a pobreza e a fome propagam-se pelo Brasil, provocadas pela pandemia de coronavírus, pelo desemprego foi de 14,1% no segundo trimestre, atingido 14,4 milhões de brasileiros – e pela inflação galopante, que ultrapassou os dois dígitos pela primeira vez desde fevereiro de 2016.

Ainda, de acordo com o NM, este sábado, milhares de pessoas saíram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra Jair Bolsonaro e pedir o seu “impeachment”. Os manifestantes responsabilizam o presidente brasileiro pela sua resposta à pandemia, que tem sido criticada a nível global, e pela crise social que se abateu sobre o Brasil.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project