LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Protestos contra e a favor de Jair Bolsonaro acontecem em todo o País 30 Setembro 2018

Milhares se reuniram , este sabado, em 62 cidades brasileiras para protestar contra o deputado e candidato presidencial da direita, Jair Bolsonaro. Mas atos favoráveis a este presidenciável ocorreram em 6 estados do Brasil, mas em menor escala.

Brasil: Protestos contra e a favor de Jair Bolsonaro acontecem em todo o País

Segundo iG, milhares de pessoas se reuniram em 62 cidades brasileiras, divididas em 12 estados, para protestar contra o deputado federal e candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) neste sábado, 29 de setembro. Convocados nas redes sociais da internet sob o lema "#Elenão", os protestos contra Bolsonaro contaram com a presença majoritária de mulheres, faixa do eleitorado que mais rejeita o capitão reformado das Forças Armadas.

Parte dos atos começaram pela manhã de 29, como foi o caso de Goiânia e Rio Verde, em Goiás. Em Minas Gerais, as cidades de Alfenas, Governador Valadares, Ipatinga, Itaúna, Montes Claros, Varginha e Viçosa também se mobilizaram contra o presidenciável. Protestos contra Bolsonaro tomaram lugar, ainda, em municípios no Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Embora grande, a lista de cidades e estados onde manifestações contra o capitão reformado do Exército aconteceram tendeu a aumentar ao longo do dia. Protestos na capital de São Paulo, em Brasília e em diversas outras localidades do país e do exterior estavam marcados para mais tarde, depois das 16h.

Embora as mulheres sejam maioria nos protestos, homens também cerraram fileiras contra Bolsonaro. Bandeiras de partidos políticos como PSOL, PT, PDT e PSB puderam ser vistas nas ruas, mas o discurso partidário também não predominou na maior parte das manifestações, que foram organizadas de forma apartidária.

Nenhum episódio de violência ou enfrentamento foi constatado pela polícia ou pelos organizadores nas mobilizaçães contrárias ao deputado até então. Entre os cartazaes e dizeres dos manifestantes, predomina o repúdio à homofobia, ao racismo e ao fascismo, que os participantes associam à candidatura do capitão reformado.

Também no exterior (fora do Brasil) aconteceram mobilizações contra a candidatura presidencial do deputado Jair Bolsonaro. Até o momento, foram registradas manifestações de brasileiros em Portugal, Irlanda, Alemanhã, Espanha e França.

Não foram divulgados números oficiais sobre a participação de manifestantes nos protestos. Mas, pelo que se observa nas fotos divulgadas, a adesão ao chamamento do "# Elenão " foi considerável, atendendo à expectativa dos organizadores.

Eleitores se manifestam também em favor do candidato

Em menor escala, manifestações favoráveis ao candidato do PSL também ocorreram pelo país. Até o momento, atos pró-Bolsonaro tomaram as ruas em 27 cidades, espalhadas por sete estados da federação: Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantis.

Também neles foi percebido, até o momento, clima pacífico, como nos protestos contra Bolsonaro , mas com bandeiras com o rosto do deputado estampado e a predominância do verde e amarelo entre os manifestantes. Fonte: Último Segundo - iG

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project