LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Rapaz de 13 anos "morreu quando usava telemóvel ligado à tomada" 09 Dezembro 2019

Wender, de treze anos, "morreu eletrocutado quando estava a ouvir música e a mexer no aparelho ligado à tomada", diz a Globo neste domingo. As causas da morte vão ser investigadas, diz a Polícia Militar sobre a ocorrência no sábado, que deixou enlutada uma família em Minas Gerais.

Brasil: Rapaz de 13 anos

Segundo o depoimento dos familiares, o adolescente Wender Santos Bezerrra estava a ouvir música e de súbito caiu ao chão. Só o irmão mais novo assistiu ao dramático momento em que Wender sofreu a eletrocussão fatal.

Segundo a fonte policial, a "PM foi acionada via 190 e o interlocutor informava que uma criança havia sido eletrocutada no Bairro Santa Rita, enquanto fazia uso do aparelho celular plugado na tomada".

A PM ao chegar ao local encontrou já uma unidade do Samu, o serviço de urgência médica. "O médico informou que atendeu a criança em parada cardiorrespiratória e, após várias tentativas de reanimação", declarou o óbito, segundo o porta-voz da PM, tenente Fernando Viana.

Morre-se eletrocutado por usar tm ligado à tomada?

São frequentes as notícias sobre pessoas aparentemente eletrocutadas por usarem um telemóvel que tinham a carregar. Contudo, segundo especialistas outras causas poderão estar por trás da morte.

Segundo o depoimento dos familiares, o adolescente Wender Santos Bezerrra estava a ouvir música e de súbito caiu ao chão. Só o irmão mais novo assistiu ao dramático momento em que Wender sofreu a eletrocussão fatal.

Tem havido notícias nos Estados Unidos, Índia, China, entre outros, sobre pessoas aparentemente eletrocutadas por usarem um telemóvel que tinham a carregar.

Mas segundo especialistas, outras causas poderão estar por trás da morte. Por isso, é sempre prematuro avançar uma possível causa antes de conhecer o resultado da autópsia.

Aliás, segundo estudiosos que têm seguido os casos noticiados nos últimos anos, a possibilidade de uma morte por eletrocussão é muito remota.

Contudo, profissionais de saúde alertam para as consequências de um uso inadequado — como por exemplo, perto água, fogo...

Os médicos advertem que crianças e adolescentes, com uso constante e durante muito tempo, podem sofrer queimaduras, que em alguns casos podem exigir hospitalização. Outras afeções podem ocorrer, mas tudo isto ainda é novo e a investigação científica ainda está no início.

Uma regra de outro é: use, mas não abuse.

Fontes: Globo/OMS.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project