LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Renúncia de bispo investigado por extorsão e enriquecimento ilícito 17 Maio 2019

A denúncia mais recente, sobre ’pedido de 50 mil reais para uso pessoal’, foi feita por um padre e não restou ao bispo de Limeira, Vilson Dias de Oliveira, responsável por 106 paróquias de 16 cidades da região de Limeira, no interior de São Paulo, senão a renúncia. O Papa na ’Vatican News’ anunciou esta sexta-feira que o seu substituto interino, "sede vacante", é monsenhor Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.

Brasil: Renúncia de bispo  investigado por extorsão e enriquecimento ilícito

Sob investigação da Polícia Civil e da Cúria (tribunal católico), o bispo da Diocese de Limeira, Vilson de Oliveira, renunciou ao cargo para que foi nomeado em 13 de junho de 2007, pelo papa Bento XVI.

O bispo deposto (em baixo na foto) em carta publicada na manhã de hoje (17), no site da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dirigiu-se aos fiéis: "Reconheço minhas limitações, mas também levo no coração todo amor que aqui recebi do bom Povo de Deus presente nos 16 municípios que compreendem esta Igreja Particular de Limeira".

A denúncia mais recente partiu do padre emérito Ângelo Francisco Rossi, que em 13 de fevereiro corrente depôs que, "em 2012, o bispo dom Vilson (lhe) pediu R$ 50 mil para pagar a compra de armários para a casa própria" em Guaíra, cidade natal do bispo no norte de São Paulo.

Suspeita de sumiço de mais de um milhão

O depoimento do padre Ângelo especifica que o bispo lhe pediu que retirasse 50 mil reais da sua paróquia, a de Santo António de Padua. Surpreendido, o pároco decidiu convocar o conselho paroquial com representantes dos fieis. O pedido foi recusado e seis meses depois o padre foi afastado da paróquia, segundo O Globo.

O padre respondeu à polícia sobre uma outra denúncia que envolve o possível sumiço de mais de R$ 1 milhão dos cofres da paróquia Santo Antonio de Padua.

O padre confirmou ter entregado essa quantia ao seu sucessor, o padre Leandro, nomeado pelo bispo quando afastou o padre Ângelo da rica paróquia Santo Antonio de Padua e o mandou para uma maispobre, segundo O Globo citando elementos da investigação.

Fontes: Vatican News/ Globo/Estadão... Fotos: Em 2 de fevereiro, os fieis montaram um protesto em que varrem escadaria da Basílica de Limeira, a pedir a renúncia do bispo suspeito de corrupção.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project