LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Sérgio Moro pede demissão, Bolsonaro tenta demovê-lo 24 Abril 2020

Sergio Moro, o super ministro da justiça e da segurança nacional do Brasil, pode sair do governo Jair Bolsonaro a qualquer momento.

Brasil: Sérgio Moro pede demissão, Bolsonaro tenta demovê-lo

Em reunião com o presidente da República, Moro soube, segundo a TSF, da intenção de Bolsonaro de demitir o diretor-geral da polícia federal Maurício Valeixo.

O responsável da polícia é um quadro técnico da mais estrita confiança de Moro, nomeado para o cargo pelo próprio ex-juiz da Lava Jato.

Segundo a mesma fonte, a intenção de Bolsonaro substituir Valeixo - e coloca-lo num cargo diplomático em Portugal - já é antiga - sobretudo desde que o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, foi envolvido num caso de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro por desvio de salários dos seus assessores.

Outro caso de polícia em que o nome de Bolsonaro vem sendo citado é o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco.

Em fevereiro já deste ano Moro foi colocado em xeque: Alberto Fraga, deputado amigo de Bolsonaro de há longa data, disse-se mais capacitado para exercer a pasta da segurança.

Neste momento, Bolsonaro tenta demover Moro da sua decisão de sair ao lado de Valeixo. E conselheiros do presidente tentam demover o próprio chefe de estado de querer demitir o chefe da polícia brasileira.

Moro é o mais popular dos ministros do governo, uma popularidade adquirida na condição de juiz da Operação Lava Jato, quando condenou políticos à prisão, entre os quais Lula da Silva, rival eleitoral de Bolsonaro em 2018.

Na semana passada, recorde-se, Bolsonaro demitiu outro ministro popular, o titular da saúde, Luiz Henrique Mandetta, cuja condução da luta contra o Covid-19 era contrária à do presidente, conclui a TSF.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project