Esta segunda-feira, a polícia, a OAB, a família noticiam a morte do advogado, Leandro Mathias de Novaes — presidente da Comissão de Direito e Prerrogativas na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB-Cotia, na região metropolitana de São Paulo — ao fim de 21 dias internado num hospital da cidade após um disparo acidental da própria arma. A unidade onde decorreu a TAC informou que "o acompanhante era portador de uma arma" mas "ocultou isso".
Segundo o comunicado da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) em nota enviada à imprensa, e corroborado pelo advogado da família de Novaes, tudo começou no dia 16 de janeiro. Um disparo acidental deu-se durante "um exame de ressonância magnética no Laboratório Cura, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no bairro Jardim Paulista, região central de São Paulo".
De acordo com o representante da família, o atingido passou por três cirurgias enquanto esteve internado no Hospital São Luiz. Tudo estava a correr bem, o seu estado de saúde foi considerado estável. Mas, nesta segunda-feira, surgiram "algumas complicações em decorrência do disparo" e o advogado não resistiu.
Pró-armas
Assim que a máquina TAC foi acionada para realizar o exame, o magnetismo puxou a arma levando ao disparo que atingiu a região abdominal do seu portador.
Para a SSP-SP, trata-se de "um caso de disparo acidental" com uma arma licenciada.
Informa ainda a entidade policial que "por meio da numeração da arma, foi constatado que o objeto estava registrado e a vítima possui autorização de porte. Mesmo assim, a autoridade policial solicitou a confirmação das informações para o Exército e a Polícia Federal", completou.
O advogado ativo no TikTok, em que tinha cerca de 7.500 seguidores e quase 500 mil "likes", publicava diversos vídeos pró-armas e interagia ativamente com a comunidade sobre questões de armamento.
Segundo destaca a imprensa brasileira da referência, a sua gravação mais recente foi para aconselhar o que um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) deve responder "se for pego com a arma municiada" (sic!).
O seu perfil no Instagram, no modo "privado", contém diversas publicações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, remata a SBT.
Fontes: CNN Brasil/SBT News/Globo/...ISTOÉ Independente.