LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil regista 1º óbito relacionado com varíola-do-macaco 01 Agosto 2022

As autoridades sanitárias brasileiras confirmaram, no sábado, a primeira morte associada ao surto da varíola-do-macaco, cujo primeiro caso no maior país da Lusofonia foi noticiado em 8 de junho. O Brasil regista hoje "mais de um milhar de casos", segundo fonte do Mnistério da Saúde citada pela agência noticiosa hispanófona, EFE.

Brasil regista 1º óbito relacionado com varíola-do-macaco

A vítima, "um homem" de 41 anos — residente na capital mineira, Belo Horizonte — tinha dado entrada num hospital público com "baixa imunidada", devido a um cancro "e outras patologias". Os dados oficiais indicam ter ocorrido nesse mesmo Estado, Minas Gerais, 44 dos 1.066 casos confirmados em todo o país, segundo o Ministério da Saúde.

O Estado de São Paulo, com 823 casos entre os seus cerca de 42 milhões de habitantes, é a região mais afetada pelo "surto epidémico", segundo a designação que as autoridades começaram a usar para se referir à varíola-do-macaco.

Vacinas em setembro. Segundo o Ministério da Saúde decorrem "negociações com a OMS-Organização Mundial de Saúde e com a OPAS-Organización Panamericana de la Salud/Organização Panamericana da Saúde para adquirir vacinas anti-varíola

A OMS declarou, nesta quinta-feira, que a varíola-do-macaco é uma PHEIC-Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional.

O Brasil é o segundo país da América com mais infeções pela varíola-do-macaco, só atrás dos Estados Unidos, com cerca de 3.000 casos, e onde segundo o New York Times, a governadora do Estado de New York acaba de decretar o estado de emergência ante a nova epidemia.

Fontes: EFE/.MinistérioSaúde.br/UOL.br/... Relacionado: Espanha regista 1º óbito por varíola-do-macaco na Europa, 30.jul.022; Varíola-do-macaco em 26 países desenvolvidos —Vírus ainda benigno, mais de 600 vítimas do sexo masculino, 04.jun.022.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project