LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil violento: 50 ’neo-cangaceiros" assaltam bancos em SP e amarram reféns aos carros da fuga 31 Agosto 2021

O assalto e fuga na cidade de Araçatuba, no Estado de São Paulo, decorreram na madrugada desta segunda-feira e as primeiras imagens-vídeo de reféns, parte deles presos aos tejadilhos e capôs, foram difundidas via Twitter de residentes no trajeto e logo de seguida pela G1 e BBC. Teme-se pela vida dos inúmeros reféns, dado o histórico recente de execução de reféns.

Brasil violento: 50 ’neo-cangaceiros

O assalto na cidade de média dimensão, a cerca de 500 quilómetros da capital paulista, envolveu cerca de cinquenta assaltantes e pelo menos dez veículos. O montante levado ainda é desconhecido.

Segundo a Globo, os assaltantes estão a usar drones para seguir os movimentos da polícia.

Neo-Cangaço

Os brasileiros têm dado o nome ’Cangaço’ aos assaltos organizados visando bancos e similares que flagelam o Brasil nos últimos cinco, seis anos.

É o revivalismo do fenómeno perpetrado por cangaceiros dos anos de 1920-30 sobretudo no nordeste brasileiro. Desta feita, servem-se das neotecnologias e mostram grande poder de organização.

Em 2017, segundo a Globo, a mesma cidade de Araçatuba assistiu a um violento assalto em que os assaltantes mataram cinco reféns, quatro dos quais duma mesma família e que incluiu uma criança.

Fontes: G1/Globo/... Fotos: Pelo menos dez reféns em dez viaturas de fuga dos assaltantes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project