Nho Sonjon

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Actividades de diversas índoles marcam os dias que antecedem as festas de São João e do dia do Município 16 Junho 2019

Várias actividades culturais, desportivas, feiras, inaugurações e lançamento de primeira-pedra já arrancaram, na ilha da Brava, no âmbito das festas do Santo Padroeiro e do município que se celebram a 24 de Junho.

Brava: Actividades de diversas índoles marcam os dias que antecedem as festas de São João e do dia do Município

De acordo com a programação citada pela Inforpress, as actividades alusivas a estas festas, iniciaram com a visita do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, acompanhado do seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa no dia 12 de Junho.

Dando seguimento à programação, já foi realizado um concerto pela Brava 7Luas Band e na noite desta sexta-feira, deram início às actividades desportivas, com jogos de futsal, andebol, voleibol, basquetebol, jogos de bisca e uril, entre outros, tanto em Nova Sintra, como na Furna e em Nossa Senhora do Monte.

Ainda a nível do desporto, estão programadas algumas aulas de aérobica, tae-bo, karaté e provas de atletismo.

Em termos de infra-estruturas, serão inauguradas as sinaléticas de informações turísticas, da rua pedonal de Furna, da electrificação do caminho vicinal Lomba a Tantum e reabilitação da casa dos pescadores, inauguração do arruamento em Lomba, ambas com a presença do ministro da Economia Marítima, José Gonçalves.

Actividades para criança, exposição de pintura, feira de agropecuária organizada pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, miss Sandjon 2019 e baile de violino, enquadram-se nesta programação.

A noite do tradicional show musical conta com a participação de vozes da Brava, Du Marthaz, Buguin Martins, Maria de Barros, Élida Almeida e Elji Beatzkilla.

Em termos de rituais religiosos, no dia 22 de Junho inicia o “pilon”, 23 celebram-se as vésperas, no dia 24, logo às 07:00 iniciam-se o cortejo de prendas ao Mastro, seguido da procissão e eucaristia solene, o tradicional almoço Sandjon, bote ao Mastro, animação com a Banda de São Domingos e entrega de prémios e Amor pa Cabo Verde – Brava, refere a Inforpress.

Para finalizar o programa, no dia 26 de Junho, será realizado um convívio com os emigrantes bravenses, na localidade de Fajã D’Água.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project