AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Associação Biflores sem sucesso com os ninhos de tartarugas sinalizados 25 Setembro 2021

O responsável pelos projectos marinhos da associação Biflores anunciou hoje que a taxa de sucesso de eclosão dos ninhos sinalizados na praia de Cadjetinha foi de 0 por cento (%).

Brava: Associação Biflores sem sucesso com os ninhos de tartarugas sinalizados

Em declarações à Inforpress, Gelsom Monteiro explicou que estiveram a monitorizar alguns ninhos na praia de Cadjetinha, localidade de Furna, onde se fez a inumação dos mesmos, mas não tiveram sucesso com a eclosão.

Perante esta questão, o biólogo realçou que a qualidade da areia e da praia não são as melhores, indicando que estes são factores naturais, mas destacou também factores humanos que não contribuíram para um melhor sucesso.

Segundo a mesma fonte, caso as tartarugas voltarem a visitar a praia no próximo ano, Gelsom Monteiro indicou que estão a estudar a possibilidade de fazer um viveiro para translocar os ninhos e assim protegê-los da inundação do mar e com isso é possível estudar a qualidade da areia que vai ser utilizada.

Questionado se não foi registado nenhum ninho na praia de Portete, a mesma fonte avançou que receberam fotos e vídeos de tartarugas que fizeram posturas na praia, mas os técnicos da Biflores não conseguiram identificar nenhum ninho.

No passado mês de Julho, a associação anunciou que tinham sido sinalizados dois ninhos em Cadjetinha, após vários anos deserta, e estavam a sensibilizar os moradores e a formar vigilantes para protegerem estes ninhos. Mas, mesmo com todos os esforços envidados no processo, não foi possível ter sucesso.

A Biflores é uma associação de conservação da biodiversidade, sediada na ilha Brava, e tem como finalidade a protecção e conservação dos ecossistemas marinhos e terrestres, da sua biodiversidade e dos recursos naturais, bem como fomentar o envolvimento e o desenvolvimento sustentável da comunidade na ilha.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project