Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Carlos Veiga ganha com maioria expressiva 19 Outubro 2021

O candidato Carlos Veiga venceu, na Brava, as eleições presidenciais do último domingo, ao obter 53,8% (1.191 votos) contra o escore de 44,4% (983 votos) conseguido por José Maria Neves, o vencedor nacional.

Brava: Carlos Veiga ganha com maioria expressiva

Segundo os resultados provisórios da CNE, no universo de 2.244 votantes, correspondendo a 49,4% já que a abstenção foi de 2.302 eleitores representando 50,6%, o candidato Carlos Veiga (CV) somou um total de 1.191 votos – equivalente a 53,8% de votos expressos. Já José Maria Neves teve um total de 983 votos (44,4%). Os dois candidatos ficaram separados por uma diferença de 208 votos, com vantagem para CV.

Joaquim Jaime Monteiro foi o terceiro mais votado na Brava com 14 votos, seguido de Hélio Sanches com 10 votos. Casimiro de Pina conseguiu nove votos, Fernando Rocha cinco e Gilson Alves dois votos.

O mandatário de Carlos Veiga na ilha Brava, David Gomes, analisou que o resultado podia ser melhor, mas que o mais importante é que o candidato venceu, apesar de a nível nacional não ter conseguido o mesmo resultado e objetivo.

Admitiu que se não fosse abstenção a diferença no resultado poderia ser bem mais dilatada, indicando que os eleitores próximos do MpD se estão descontentes não vão às urnas, enquanto os afetos ao PAICV vão sempre votar.

Com relação a abstenção que ultrapassou a metade dos eleitores locais (51%), David Gomes considerou que se tratou-se de um fenómeno natural devido à saída de muita gente que está nos cadernos, mas que residem fora da ilha por razões diversas.

Já o mandatário do candidato vencedor José Maria Neves na ilha, Amândio Brito, apesar da derrota local do seu candidato, o resultado espelha que José Maria Neves tem uma boa aceitação a nível nacional e é acarinhado pelos bravenses.

Comparativamente com as duas últimas eleições - autárquicas de 2020 e legislativas de Abril deste ano - em que a diferença de votos chegou, numa das ocasiões, a ultrapassar 500 votos, o mandatário considera que o resultado foi altamente positivo e deve-se a uma campanha esclarecedora feita pela equipa de JMN.

No dizer do mesmo, o resultado poderia ser diferente já os dois candidatos tiveram condições diferentes. Lembrou que Carlos Veiga teve toda a máquina governativa envolvida na sua campanha e com investimentos avultados, razão pela qual a equipa de JMN dá por satisfeito com o escore eleitoral conseguido.

Para Amândio Brito, este resultado constitui um indicador de que o PAICV que apoiou José Maria Neves está em crescendo na ilha Brava e superou os resultados das eleições anteriores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project