CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Comunidade de Lomba Tantum pede manutenção geral no teleférico da localidade 16 Dezembro 2022

A população de Lomba Tantum, na sua maioria pescadores e peixeiras, pede ao Governo uma manutenção geral e mais profunda no teleférico da localidade, de forma a manter a sua utilidade e segurança para os utentes.

Brava: Comunidade de Lomba Tantum pede manutenção geral no teleférico da localidade

Em declarações à imprensa, o presidente da cooperativa de pesca de Lomba Tantum, Anildo Lobo, avançou que, neste momento, o referido teleférico que foi instalado na zona desde 2015 encontra-se em manutenção, prevista para três dias.

Mas, sublinhou que esta manutenção é pontual e em algumas peças específicas, realçando que o teleférico neste momento, já com 7 anos de funcionamento precisa de uma manutenção geral, incluído a substituição do cabo de aço de forma a manter a sua utilidade e segurança para o público alvo.

Segundo a mesma fonte, logo na sua instalação e durante alguns anos o teleférico conseguia transportar cerca de 100 quilos (kg) de carga, mas hoje, se a carga ultrapassar os 40 kg o mesmo não consegue transportá-la.

Daí, apela a uma maior atenção por parte do Governo para esta situação, justificando que o próprio cabo precisa ser substituído, para assim continuar a servir a comunidade da melhor forma.

Questionado sobre a importância deste teleférico para a zona, Anildo Lobo recordou que anteriormente a vida dos pescadores e peixeiras era um “pouco mais sacrificada” porque tinham de carregar todo o pescado e outras cargas do fundo de Tantum na cabeça, fazendo todo o percurso até chegar em Lomba.

“Depois da instalação do teleférico tudo se tornou mais simples e fácil, porque toda a carga passou a ser transportada neste equipamento independentemente do peso”, destacou, sublinhando que antes, faça chuva ou faça sol, quer de madrugada, de manhã ou à noite tudo dependia dos braços do homem.

Neste sentido, reforçou que na qualidade de presidente da cooperativa e de uma voz representativa da comunidade, pede uma manutenção mais profunda, que também pode garantir mais anos e um melhor funcionamento do equipamento, destacando que a população desta zona depende da pesca.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project