BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Delegacia de Saúde reforçada com mais dois médicos cubanos 11 Mar�o 2022

A Delegacia de Saúde na Brava foi reforçada com mais dois médicos cubanos que vão trabalhar juntamente com o delegado, e pela primeira vez a população bravense vai ter ao seu serviço três médicos com disponibilidade permanente.

Brava: Delegacia de Saúde reforçada com mais dois médicos cubanos

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, que se regozijou pelo facto de, pela primeira vez, na sua história, a ilha Brava ser contemplada com três médicos a tempo inteiro.

Trata-se, segundo o autarca, de um acontecimento que vai “melhorar e muito” a questão da saúde, do atendimento e dos cuidados na ilha.

A mesma fonte adiantou ainda que teve a oportunidade de receber o delegado de saúde da Brava, a chefe da Cooperação Médica Cuba – Cabo Verde, Maria Caridad Perez Matute, e os dois médicos cubanos que vão reforçar a equipa da ilha, destacando que um é médico da medicina geral integral com especialização em pediatria e o outro possui especialização em terapia intensiva e emergência médica.

Na Brava, Francisco Tavares informou que é a primeira vez que médicos cubanos vão prestar serviço de forma permanente, embora já lá vão 46 anos de cooperação entre Cuba e Cabo Verde na área da saúde.

Neste momento os médicos estão a conhecer a ilha e provavelmente poderão iniciar as suas actividades na próxima semana.

A Inforpress contactou o delegado de Saúde, Júlio Barros, e este informou que ainda estão a trabalhar num plano de funcionamento, de forma a enquadrar não só a Delegacia de Saúde, mas também deslocações para as outras localidades.

Quanto à população, a “satisfação é enorme” visto que a ilha vem sendo assegurada desde o passado mês de Julho por um único médico, que também desempenha as funções de delegado e responsável pelas estruturas sanitárias na ilha.

Além de ter mais médicos, contar com especialistas na ilha é uma “mais-valia”, principalmente na área de pediatria.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project