POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Deputado Clovis Silva denuncia deficiente ligação marítima, zona com mais de 20 dias sem água e irregularidades graves na Assembleia Municipal 01 Junho 2019

«Hoje temos uma ilha (Brava) cada vez mais pobre, com cada vez mais problemas sociais e isto tudo é originado pela inércia dos poderes constituídos, que não estão a defender o cidadão bravense». A denúncia é do deputado Clovis Silva, que chamou, esta sexta-feira, a imprensa para falar de problemas nas ligações marítimas com a ilha Brava, zonas com mais de 20 dias sem água potável e irregularidades graves no funcionamento da Assembleia Municipal – está um processo movido pelo PAICV junto do Ministério Público, pedindo a perda de mandato da actual presidente daquele órgão autárquico.

Brava: Deputado Clovis Silva denuncia deficiente ligação marítima, zona com mais de 20 dias sem água e irregularidades graves na Assembleia Municipal

O parlamentar do maior partido da oposição considerou grave o conflito que opõe Cabo Verde Fast Ferry ao Instituto Marítimo Portuário, que resultou na suspensão, entre quarta e quinta-feira desta semana, a ligação marítima regular na rota Praia-Fogo-Brava e vice-versa. Uma situação que, segundo ele, tem provado o isolamento total da ilha, com consequências graves para os residentes.

«Acabamos de obter a informação no plenário da Assembleia Nacional, que o Navio Kriola retomará a sua viagem com destino à Brava hoje, sexta-feira,31. Entretanto, esta situação põe a nu a incapacidade dos intervenientes neste sector de se entenderem sobre a melhor forma de gerir o setor dos transportes para a Ilha Brava», destacou o deputado da formação tambarina.

Para a mesma fonte, um outro grave problema registado que afeta Ilha é a prestação do serviço de fornecimento de água na Brava, estando algumas zonas com 20 dias sem ver a cor do precioso líquido. «A localidade de Cachaço nunca esteve na condição que está hoje: há mais de 20 dias sem o fornecimento de água para a população. E não há previsão de reposição da normalidade».

Segundo Clovis da Silva, está-se tentado o fornecimento de água através de um autotanque, mas o único que existe na ilha só tem capacidade para cerca de dois toneladas de água, que é irrelevante face ao número de famílias desta localidade. «Mesmo assim custa 600 escudos cada tonelada, não estando ao alcance de todos. Também nesta matéria, a Câmara Municipal nada diz, nada faz e aparentemente nada sabe sobre este grave problema. Apelamos à intervenção do Governo para olhar para a Ilha Brava, pois estes sinais mostram claramente que temos que melhorar a planificação, temos que mudar de estratégia, pois aquilo que existe não está a servir os interesses dos cabo-verdianos da Brava», alertou.

Mas as preocupações do deputado da oposição sobre a Brava não ficam por aí. Clovis denuncia ainda aquilo que considera ser a situação grave de falta de funcionamento da Assembleia Municipal da Brava, o que provoca o silenciamento dos Deputados Municipais do PAICV.

« A Brava está mergulhada numa situação de ilegalidade dos seus órgãos, em que a Presidente da Assembleia Municipal está a impedir o funcionamento de um órgão que existe ao abrigo da Constituição da República de Cabo Verde. A sessão obrigatória de Novembro de 2018 não foi realizada em Novembro. A sessão obrigatória de Fevereiro não foi realizada. A sessão obrigatória de Abril não foi até ainda realizada».

Diante de tudo isto, o parlamentar do PAICV pede, mais uma vez, a intervenção do Ministério Público para normalizar o funcionamento da AM da Brava. «Pedimos, mais uma vez, ao Ministério Público que, em defesa dos interesses dos Bravenses e da Constituição de Cabo Verde, veja esta situação, que constitui crime de responsabilidade e que deve resultar em perda do mandato da Presidente da Assembleia Municipal da Brava, pois já o dissemos antes, está a receber o dinheiro do povo para exercer o cargo e não trabalha», coontestou o político, concluindo «ser inaceitável esta situação», dado não só a sua gravidade como também pelo impacto negativo que está a ter na Brava.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project