AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Equipa do Projecto Vitó faz levantamento das plantas endémicas na ilha 21 Janeiro 2022

Uma equipa do Projecto Vitó encontra-se na ilha Brava para cumprir a segunda fase do levantamento das plantas endémicas da Brava, enquadrado num projecto financiado por um financiador americano.

Brava: Equipa do Projecto Vitó faz levantamento das plantas endémicas na ilha

Esta informação foi avançada à imprensa por Adilson Gonçalves, membro do projecto Vitó, responsável para a área de conservação das plantas endémicas da região Fogo e Brava, explicando que a primeira fase do levantamento foi feita em 2021.

Segundo a mesma fonte, o objectivo é fazer o levantamento fitossociológico aqui na Brava e inventariação da flora endémica na ilha.

Adilson Gonçalves explicou que as amostras fitocenose vão determinar o estado da conservação e também o grau de cobertura de cada espécie aqui na Brava.

Questionado sobre as espécies endémicas existentes na ilha, este responsável informou que a Brava possui 22 espécies, mas que é uma ilha que se encontra “muito degradada”, e com algumas espécies em “estado crítico de conservação”, outras em risco de desaparecer.

E com este projecto, vão fazer o levantamento, analisar o estado de cada uma e assim tomar medidas concretas para a sua conservação.

Enquadrado neste projecto e na conservação das espécies, Adilson Gonçalves evidenciou que uma das componentes do Projecto Vitó é sensibilizar e trabalhar junto das comunidades, sublinhando que para a preservação e conservação das plantas endémicas vai ser feito um trabalho junto das comunidades, pois “o primeiro que conserva é a própria comunidade”. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project