CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Festa de São João marcada com missa solene presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado 23 Junho 2021

O pároco da Brava, frei Odair, confirmou hoje que a parte religiosa da festa de São João Baptista, padroeiro da ilha, será celebrada com a missa solene presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado e entrega da imagem restaurada.

Brava: Festa de São João marcada com missa solene presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado

Em declarações à Inforpress, o padre afirmou que a parte “mais importante” para a comunidade católica é a religiosa, explicando que já encetou todos os contactos necessários para organizar a celebração, tendo em conta a situação vivida devido à pandemia da covid-19.

Conforme o sacerdote, no dia 24 de Junho haverá a celebração eucarística às 10:30, presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado, lembrando que antes da missa, como tem sido habitual, realizar-se-á a procissão, mas que à semelhança do ano anterior, será feita apenas com a imagem do orago no carro, para evitar aglomerações.

A imagem, que no ano passado ficou danificada devido a uma queda durante a procissão, conforme o pároco, já foi restaurada e já se encontra na paróquia, mas será entregue no dia 24 à população bravense pelo Cardeal e uma equipa do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas.

A mesma fonte garantiu que para a celebração serão tomadas todas as medidas de segurança sanitária, tendo já estabelecido contacto com o pessoal da Protecção Civil e da Polícia Nacional.

Assim, afiançou que vai haver o distanciamento entre os fiéis e nas entradas principais haverá pessoas responsáveis pelo processo da higienização das mãos com álcool gel, como também para garantir que as pessoas que vão participar na missa usem as máscaras.

O frei deixou claro que pessoas não podem participar na procissão, reforçando que será somente o carro com a imagem.

Sobre a visita do Cardeal à ilha, frei Odair realçou que no próximo sábado, 26, receberão o sacramento da confirmação (crisma) 50 jovens na paróquia de São João Baptista e no domingo, 27, mais 15 na paróquia de Nossa Senhora do Monte.

Tendo em conta que São João Baptista não é somente padroeiro desta paróquia, mas sim de toda a ilha, este religioso pede aos cristãos que vejam neste santo, “um exemplo a ser seguido, analisando as coisas boas que ele fez durante o seu tempo, e levar a vida cheia de esperança, fé e cada vez com mais confiança.”

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project