CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brava: Guarda Costeira faz levantamento de informações para instalação de destacamento com embarcação na ilha 23 Agosto 2022

Uma delegação da Guarda Costeira de Cabo Verde encontra-se na ilha Brava a realizar um levantamento de informações para a instalação de um destacamento com um barco de buscas e salvamento, na ilha.

Brava: Guarda Costeira faz levantamento de informações para instalação de destacamento com embarcação na ilha

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, explicando que esta missão vem no cumprimento do pronunciamento do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para a resolução do problema de evacuação de doentes da ilha Brava para a ilha do Fogo ou mesmo para a Cidade da Praia.

Segundo o autarca, encontram-se na Brava dois técnicos da Guarda Costeira que estão a fazer o levantamento de todas as informações para compilar um relatório daquilo que será necessário para que a ilha passe a contar com um destacamento da Guarda Costeira e com uma embarcação.

Conforme realçou, este destacamento e mesmo a embarcação não terá a missão somente para fazer evacuações médicas, mas também busca e salvamento, patrulhas, e colabora em todas as necessidades da Brava.

Neste momento, o edil anunciou que a equipa está a identificar, no terreno, todos os constrangimentos e a equacionar soluções, pois está a ser pensado num destacamento com 16 militares na Brava, daí a necessidade de mobilizar a logística desde o alojamento a questões de alimentação, transporte, parcerias institucionais e, também, a análise de toda a parte que implica o abastecimento do navio para qualquer missão.

“Um grande ganho para a Brava porque assim acabamos por ter a garantia de que havendo necessidade de evacuação médica, será feita a tempo e hora, e esta embarcação, que é muito rápida, podendo fazer o percurso Brava/Fogo em menos de 20 minutos, dependendo das condições do mar e também pode fazer evacuações directamente Brava/Praia”, enfatizou.

Igualmente, esta embarcação vai servir para buscas e salvamento, tendo em conta que na ilha do Fogo e na Brava há vários pescadores que saem na faina em embarcações de boca aberta e caso surgir alguma situação que necessite de intervenções para busca, o destacamento terá também essa missão.

Francisco Tavares demonstrou-se muito optimista para a efectivação deste destacamento, embora não tenha apresentado uma data para a materialização deste projecto e instalação do destacamento, avançando que os estudos que estão a ser realizados pela missão termina na próxima quinta-feira.

Além de encontros com as diversas instituições na Brava, os dois militares estão a fazer a identificação de todos os portos naturais e portos de pesca existentes na ilha para qualquer eventualidade.

“Vai ter custos elevados, mas estamos à procura de parceria e a vontade do Governo é tanta que provavelmente antes do final do ano o destacamento estará efectivado”, finalizou o autarca. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project