Em declarações à Inforpress, o pároco da paróquia São João Baptista, na Brava, paróquia que acolheu estes jovens do Maio, Santiago, Fogo e das duas paróquias bravenses, realçou que o sentimento é de “muita alegria e gratidão a Deus”.
O frei José de Barros explicou que este evento vem sendo planeado desde 2019, mas devido à pandemia da covid-19 foi adiado e este ano, estava programado para decorrer de 12 a 18 de Julho, mas por causa de constrangimentos nos transportes, somente hoje à tarde os jovens oriundos das outras ilhas conseguiram chegar na Brava.
Segundo a mesma fonte, o tema é “muito significativo”, num contexto bíblico, onde conforme contou, Jesus encontra um jovem morto e ressuscita-o, dando-lhe a vida, onde diz “jovem levanta-te”.
“Espero que este encontro nos conduza e nos levante de tantas coisas que nos fazem deitar e morrer”, pois, justificou que o que faz às pessoas se deitarem ou é o cansaço ou a morte, e muitas vezes os jovens sentem-se e apresentam-se como “mortos”.
A expectativa é que na quinta-feira, ao terminar as actividades, os jovens possam se sentir “vivos” e com vontade de transmitir a vida que ganharam nesta partilha durante estes dias.
A secretária do Secretariado Diocesano da Juventude, Amélia Semedo, destacou que além de todos os entraves e percalços encontrados no percurso, hoje conseguiram chegar à Brava, com uma enorme expectativa, onde o principal objectivo é fazer com que estes jovens saiam do Verão de Formação “mais capacitados humanamente, espiritualmente, e eticamente comprometidos com a paróquia de cada um e a Diocese”.
Igualmente, realçou que um outro objectivo deste Verão de Formação é preparar os jovens para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Lisboa, em Agosto de 2023, informando que ainda serão realizadas muitas outras actividades voltadas para a preparação dos jovens para a participação na jornada mundial.
Da programação, além das actividades de cariz religioso, estão agendadas algumas palestras, encontros, projecção de filmes, visitas, entre outras. A Semana com Inforpress