Em declarações à Inforpress, Edna Oliveira, responsável pelo pelouro da Cultura, realçou que esta é uma actividade que anteriormente era organizada com mais frequência, mas que há já alguns anos que não se realiza.
Daí, com o aproximar das festas do Dia do Município e do Santo Padroeiro, São João Baptista, comemorado a 24 de Junho, Edna Oliveira explicou que estão a organizar algumas actividades de índole cultural, com o objectivo de incentivar as pessoas a explorarem os seus dons e não deixar com que a cultura musical morra, tendo em conta o historial que a ilha teve e tem a nível cultural tendo como “espelho” Eugénio Tavares.
Além disso, o intuito é ter alguém “oficialmente” classificado para participar nas edições do Todo Mundo Canta Nacional ou em outras actividades fora da ilha a nível da música para representar a Brava.
Nesta actividade estão inscritos cinco participantes, onde a primeira sessão será realizada este domingo em Nossa Senhora do Monte, a segunda sessão na localidade de Furna e a final está agendada para o próximo dia 19 de Junho, em Nova Sintra.
Segundo a mesma fonte, ainda, na senda cultural, informou que está a ser organizado um festival de violino, que pretende “valorizar” os violinistas da ilha e incentivar aos mais jovens a enveredar para esta área, dando o seu contributo e manter viva a tradição da ilha.
De realçar que as actividades para a comemoração do Dia do Município estão a cargo de iniciativas privadas, tendo a Câmara Municipal da Brava como parceira, assim como as festas do Santo Padroeiro, ambas comemoradas em 24 de Junho.