MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brexit finalizado, pai de Johnson espera passaporte francês para manter laços com UE 05 Janeiro 2021

O pai do primeiro-ministro do Reino Unido, o ex-eurodeputado Stanley Johnson, revelou na véspera do Brexit final, de 31 de dezembro, que tem a intenção de pedir a cidadania francesa. "Eu vou ser sempre europeu", disse em entrevista à RTL, rádio pública francesa.

Brexit finalizado, pai de Johnson espera passaporte francês para manter laços com UE

Na entrevista radiofónica que foi para o ar nas últimas horas de 2020, Johnson pai explicou que ao pedir um passaporte francês, "[a] questão não é eu tornar-me francês. Se eu bem me entendo, eu sou francês". Expressava assim o facto de ter ancestrais franceses.

"A minha mãe nasceu em França. A mãe dela e o avô dela eram franceses. Por isso, é natural eu pedir a cidadania. Estou feliz com a minha decisão".

Stanley Johnson insistiu que o Brexit não marca o fim da identidade europeia. "Ninguém pode dizer ao povo inglês "Vocês não são europeus". Eu sou e serei sempre europeu».

"A Europa é mais que o mercado comum, é mais que a União Europeia". Mas Johnson sénior reconhece que o passaporte "é importante para manter o elo com a UE", rematou.

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte deixou oficialmente o mercado único e a união aduaneira da União Europeia às 23 horas do dia 31. Com essa separação, os cidadãos do Reino Unido interessados em trabalhar e viajar livremente nos 27 países-membros da UE perderam esse privilégio.

Fontes: BBC/RTL. Relacionado: Reino Unido: Pai Johnson é que fala com embaixador da China flagelada com coronavírus — Política de bastidores, aliados unidos contra adversário comum, 07.fev.020; Ciência traçou linha entre múmia e Boris Johnson — Primeiro-ministro que quer travar imigração tem ascendentes de várias origens longe da ilha, 26.jul.019. Foto (BBC): Stanley Johnson, o pai do primeiro-ministro do Reino Unido, numa rua da capital, Londres.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project