MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Briga pela vacina anti-Covid — "Gorda fura-filas, já tem a sua dose no papinho. Malvada a hora que nasci magra", diz bastonária sobre autarca vacinada sem ser prioritária 04 Fevereiro 2021

Explosão de expressões condenáveis, que vêm de quem se espera mais contenção e melhor escolha vocabular. A bastonária dos enfermeiros portugueses reagiu assim, mal, ao facto de ter sido administrada à presidente da Câmara de Portimão, no sul de Portugal, as duas doses da vacina contra a Covid-19, apesar de Isilda Gomes não integrar nenhum dos grupos considerados prioritários. O mal-estar causado pelo fenómeno dos fura-filas está a universalizar-se.

Briga pela vacina anti-Covid —

A bastonária dos enfermeiros Ana Rita Cavaco (foto ao alto) alega que foi a autarca Isilda Gomes (foto em baixo) a referir-se, a si própria, como "obesa" para justificar ter sido vacinada.

Entretanto, segundo a enfermeira revoltada, "muitos enfermeiros" algarvios não receberam sequer a primeira dose.

Os fura-filas são uma nova espécie, bem humana, destes tempos de pandemia. Também estão sob a lupa das autoridades — que com a sua trave andam atrás do argueiro no olho de outros. Investigados por vacinação indevida que saem das esferas de dirigentes.

O mesmo repete-se, mundo fora: grupos prioritários perdem a vez na fila, em detrimento de privilegiados. Muitos procedem das esferas altas, das autoridades que furam a fila.

Mas há casos aleatórios que se destacam: enquanto milhões de pessoas prioritárias esperam nos Estados Unidos, jovens e saudáveis como David MacMillan ou Jesse Robinson (fotos à esqª) já estão vacinados por acaso. O primeiro, estudante, foi fotografado à saída do local onde no dia 29 recebeu a sua segunda dose da vacina da Moderna. O segundo, habitante de Nashville, no Tennessee mostra que recebeu a vacina anti-Covid-19.

A sua sorte foi que as vacinas só são válidas no dia de abertura do frasco. David passeava no shopping. Jesse ao passar por uma clínica local no fim do expediente foi chamado para receber a sobra do dia.

Fontes: TVI/RTP/ AP/NY Times. Relacionado: OMS indica 26 vacinas em desenvolvimento e Sputnik-V está fora, 16.ago.020; Rússia inocula 2ªfª 1ª dose da vacina Sputnik-V em Moscovo — Só 9% quer vacinar-se já, 06 dez.020; Covid-19: Anticorpos têm prazo — Em média "imunidade só 3 meses", 17.ago.020. Fotos (AP/RTP): O fura-filas involuntário David. Outro, Jesse Robinson: chamaram-no para receber a sobra do dia. As vacinas só são válidas no dia de abertura do frasco.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project