ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Broncas nas ligações da CVI: Protestos por cancelamento de viagem para São Nicolau e dificuldades no levantamento de cargas 20 Novembro 2019

Continua o caos nas ligações marítimas inter-ilhas, principalmente com o navio San Gwann alugado recentemente. É que alguns passageiros procuram o ASemanaonline para denunciarem que ficaram, na quinta-feira, abandonados no Sal com o cancelamento, sem pré-aviso, da viagem para São Nicolau e a bronca no levantamento de cargas, esta sexta-feira, no Caís do Tarrafal. Alguns ameaçam assacar responsabilidades junto quem de direito, face à desorganização existente nas linhas da Cabo Verde Interilhas (CVI).

Broncas nas ligações da CVI: Protestos por cancelamento de viagem para São Nicolau e dificuldades no levantamento de cargas

Um dos afetados com esta situação, que contactou este jornal, é Paulo Rodrigues e sua família. Ele conta o momento difícil por que passou na sua viagem na rota Sal/São Nicolau/Sal, descrevendo como tudo começou. «Eu, a minha mulher e a minha enteada fizemos uma viagem no Navio San Gwann da companhia CV Interilhas, que seria Sal/São Nicolau/Sal, conforme os bilhetes de passagens comprados no Sal. As viagens seriam nos seguintes dias: 15/11 para São Nicolau, com regresso ao Sal no dia 18/11, com a chegada prevista para as 15 horas. Fizemos a viagem de ida, como prevista nas horas marcadas, mas na véspera do dia de regresso (17/11), pelas 21 horas, recebo uma mensagem da CV Interilhas em que dizia que a viagem São Nicolau/Sal foi cancelada e que o navio fazia outra rota que seria São Nicolau/Praia, sem mais nenhuma explicação».

Paulo Rodrigues acrescenta que, no dia seguinte, que seria o dia da viagem, dirigiu-se à agência de viagem que representa a companhia no Tarrafal de São Nicolau. «Fui perguntar o motivo do cancelamento da viagem. Tal foi meu espanto que nem as funcionárias sabiam dessa mudança. Liguei para o Call Center da campanhia, a funcionária me respondeu que a mudança na rota foi devido ao estado do tempo. Só que antes de ligar à Call Canter já tinha entrado em contacto com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica na Ilha do Sal e este me garantiu que o tempo estaria igual, tanto no canal São Nicolau/Sal como no canal São Nicolau/Praia». Sublinha que quando confrontou a funcionária com esta informação, ela não deu nenhuma outra explicação. «Apenas apresentou duas soluções que não nos convinham, que seria reembolsar as nossas passagens ou esperar até a quinta-feira - porque iria fazer uma viagem na quinta-feira- o que me levou a crer que algo de errado se passava porque ela garantiu que haveria viagem na quinta-feira, enquanto as condições de tempo continuariam igual conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica».

Diante de tudo isto, o interlocutor deste jornal conta que teve que procurar outra alternativa e apresentar à agência do navio. «Sem outra alternativa, tivemos que ser nós a apresentar a solução à agência para a nossa viagem, visto que tínhamos que vir trabalhar e a minha enteada tinha que retomar a escola. É que fomos tratar de uns assuntos particulares em São Nicolau e tínhamos pedido para faltar aos nossos trabalhos no dia 18, visto que chegaríamos às 15 horas do mesmo dia, pedidos estes que foram aceites pelas entidades empregadoras. Mas quando chegamos ao bordo do navio no cais de Tarrafal de São Nicolau deparamos com o real motivo que esteve na base do desvio da rota para Praia: transporte de 400 e tal recrutas das Forças Armadas de Cabo Verde. Então fizemos a viagem até à Praia, chegando ao caís por volta das 18 horas. Houve passageiros que a CVI levou para pensão e tiveram outros que ficaram entregues à sua própria sorte. No dia 19, pelas 7 horas, aos chegarmos novamente no porto da Praia para seguir viagem para Boa Vista e depois Sal, deparamos com novos constrangimentos: os nomes dos passageiros em trânsito não se encontravam na lista dos passageiros. Foram fazer outra lista adicional para que pudéssemos viajar. Chegando ao Sal, encontramos passageiros no caís da Palmeira para seguir viagem para São Nicolau. Com isto, voltei a entrar em contacto com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, para saber se tinha mudado alguma coisa no tempo em relação ao dia anterior e me responderam que o tempo continua igual e que não houve mudança nenhum no estado do tempo».

Responsabilidades e dificuldades no levantamento de cargas

Face aos fatos acima descritos, Paulo Rodrigues critica que a CVI anda a brincar com a vida das pessoas e ameaça assacar responsabilidades junto da companhia. «Isto tudo nos leva a crer que esta companhia anda a brincar com a vida das pessoas a seu belo prazer, colocando pais de famílias em perigo com relação ao seu trabalho. É que eu e a mina mulher teríamos que trabalhar hoje dia 19, mas não o fizemos por causa deste descomprometimento que esta companhia tem para com os clientes que compram estes serviços. Com isto, quero deixar bem claro que não vamos ficar por aqui e que vamos até às últimas consequências para que as responsabilidades sejam assacadas e seus autores sejam punidos», desafiou o entrevistado do ASemanonline.

Mas os constrangimentos nas viagens da Interilhas na rota Sal/São Nicolau/Praia/Boa Vista/Sal não ficam por aí. Outros residentes denunciaram que enfrentaram dificuldades em levantar, esta terça-feira,19, as suas cargas no Porto Tarrafal. « O navio San Gwann atracou por volta das 18H40 de hoje. Deixou o caís por volta das 19H20. Muito depois desta hora as pessoas, que foram receber cargas enviadas de São Vicente e Sal, não conseguiram levantá-las. Isto porque a Enapor não deixou ninguém entregar no caís para apanhar a sua carga e a CVI não conseguiu, por seu lado, levantar de imediato e entregar as mesmas cargas aos donos fora do local de acostagem do navio», contestou um dos visados com esta situação que também contatou o ASemanaonline diretamente do Caís do Tarrafal. Fotos: Arquivo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project