CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Afasia põe Bruce Willis fora de cena — Começou como gaguez como a do pai da Rainha Isabel II 22 Maio 2022

O ator de 67 anos, segundo anunciou a família esta quarta-feira, sofre da desordem neurológica afasia, que lhe tirou o uso da fala.

Afasia põe Bruce Willis fora de cena — Começou como gaguez como a do pai da Rainha Isabel II

O diagnóstico de afasia, distrúrbio neurológico que afeta o cérebro, obriga o ator —conhecido há décadas em especial pelos filmes de ação, com uma forte incidência em papéis de militar — a retirar-se do ativo.

A sua biografia indica que em criança sofria de gaguez, que obrigou a tratamentos especializados e foi determinante para a sua escolha da vida de ator.

Gaguez do rei Jorge VI.

Para os especialistas tratou-se de um caso de afasia mas diagnosticado como gaguez. Só virou um problema quando inesperadamente Eduardo VIII abdicou e o irmão foi chamado para assumir o trono britânico. O episódio histórico virou filme (O Discurso do Rei).

A afasia afeta a capacidade de compreensão e produção verbal e o diagnóstico nem sempre significa um quadro irreversível, já que em certos casos a terapia da fala pode resultar na recuperação, nem que seja parcial, das capacidades de linguagem.

Os procedimentos da terapia da fala requerem tempo e são também afetados pelo natural avançar da idade. Quanto mais idade, menos eficaz.

Fontes: Washington Post/Los Angeles Times.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project