POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

«Bubista Merece Mais»: Bancário e licenciado em Administração e Controlo Financeiro, Cláudio Filipe Barros Mendonça, é concorrente do PAICV à Câmara da Boa Vista 21 Junho 2020

«Bubista merece mais» vai ser um novo projecto alternativo a ser submetido aos eleitores nas municipais do final deste ano em Cabo Verde. Tem como mentor principal o bancário e licenciado em Administração e Controlo Financeiro, Cláudio Filipe Barros Mendonça. Um quadro experimentado que vai liderar, segundo confirmação oficial, a equipa do PAICV à Câmara Municipal da Boa Vista. O candidato assegura participar na corrida com foco sobretudo na economia local, na diversificação da oferta turística e na preservação do meio ambiente através de uma forte aposta no desenvolvimento do desporto náutico para criar mais atrativos turísticos e rendimentos principalmente para os jovens.

«Bubista Merece Mais»: Bancário e licenciado em Administração e Controlo Financeiro, Cláudio Filipe Barros Mendonça, é concorrente do PAICV à Câmara da Boa Vista

Já está em marcha o projecto político «Bubista merece mais». Trata-se de uma candidatura à Câmara de Boa Vista apoiada pelo PAICV e liderada por Cláudio Filipe Barros Mendonça. Este é um gestor bancário com cerca de 20 anos de experiência, licenciado em Administração e Controlo Financeiro e com frequência do mestrado em Fiscalidade no ISCEE - suspendeu em 2019 esse curso por causa da sua transferência da Praia para Boa Vista.

Natural de São Nicolau Tolentino – Concelho de São Domingos/João Garrido, onde nasceu no dia 09 de Maio de 1976, Cláudio Filipe Barros Mendonça tem, no entanto, mantido uma relação permanente e forte com a Boa Vista. Constituiu a família e fixou residência na ilha há mais de 10 anos. Como gerente da Agência do BCA, conhece bem a Boa Vista.

Cláudio, que é também um dos vice-presidente da atual Comissão Política Regional do PAICV, quer liderar a lista do seu partido à Câmara nas eleições deste ano, concorrendo com o programa «Bubista Merece mais». Anuncia que vai apostar sobretudo na economia local, priorizando o aproveitamento e a promoção das potencialidades do sector primário. Mas reserva uma atenção especial à economia marítima, já que, segundo ele, a ilha das Dunas é rodeada por mar, dispondo de muitos recursos haliêuticos. Lembra que tem neste momento cerca de 200 pescadores, mais de 70 peixeiras e entre 30 e 40 empresas ligadas ao sector das pescas. Por isso, advoga ser necessário um programa com geração de políticas ativas para apoiar e desenvolver esse sector todo. Neste particular, garante ainda incrementar o desporto náutico, criando competições para atrair turistas e gerar rendimentos sobretudo para jovens.

A nível de outras vertentes da economia, o candidato tambarina programa, a par do modelo de turismo inclusive, desenvolver o turismo residencial, cultural, de saúde, entre outros. Vai dinamizar o tecido empresarial local, constituído por mais de 200 micro, pequenas e médias empresas, mediante um programa com políticas de incentivos para o sector. Tudo com o objetivo de criar valores e trabalhar de forma articulada para se desenvolver a ilha com mais qualidade e rendimentos para os munícipes.

«Bubista merece mais» quer, por ouro lado, aproveitar todas as potencialidades existentes a nível da agricultura e pecuária, apoiando agricultores e criadores de gado, principalmente os da parte norte da ilha - João Galego, Fundo das Figueiras e Cabeça dos Tarafes.

O candidato do PAICV à Câmara da Boa Vista pretende igualmente implementar um programa de requalificação urbana com qualidade ambiental, mas com prioridade para a execução do Plano Sanitário da Boa Vista, que está a fazer muita falta aos residentes, sobretudo os da Cidade de Sal Rei, incluindo as empresas e os operadores económicos. Além da construção de infra-estruturas básicas que ainda não existem na ilha, a equipa de Cláudio Filipe Barros Mendonça pretende ter uma forte intervenção social, com destaque para a formulação de novas políticas de aquisição de terrenos e construção de casas, combatendo bairros de lata com o de Boa Esperança.

Bancário e 23 anos de experiência profissional

Cláudio Filipe Barros Mendonça é um quadro superior com mais de 23 anos de experiência profissional em contacto direto e permanente com as pessoas, tanto no sector público como no privado. Licenciado em Administração e Controlo Financeiro, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, frequentou o curso de mestrado em Fiscalidade no ISCEE em 2019, mas foi suspenso por causa da sua transferência do BCA Praia para Agência da Boa Vista. Cláudio possui ainda o bacharelato em Contabilidade.

Além de ter sido professor, entre 1998 e 2001, no Concelho de São Domingos, possui uma larga experiência como bancário. De 2001 a 2020, foi funcionário do BCA (Banco Comercial do Atlântico), trabalhando durante cerca de 6 anos na Direção de Organização e Normas vertente Hlep Desk, uma área de apoio aos utilizadores de todo BCA a nível da Aplicação Banka. Já de 2008 a 2010 trabalhou na Direção Comercial Sul da Agência de Santa Cruz como 2º Responsável do Balcão, tendo de Janeiro de 2011 a Março de 2016 transferido para Direção Comercial Norte - Ilha da Boa Vista para desempenhar a função de Gerente do BCA na ilha das Dunas. E regressou à ilha de Santiago, onde ficou, de Março de 2016 até Julho de 2019, na Cidade de Assomada, gerindo a Agência de Assomada, assegurado pela Direção Comercial Sul. Desde Novembro de 2019, Cláudio passou novamente para Direção Comercial Norte para Gerente da Agência da Boa Vista.

Como bancário passou por várias formações complementares de Operações da BANCA, com destaque para a Formação Integrada de Gestão Bancária em 2010, ministrada pelo IFB (Instituto de Formação Bancária) em Portugal.

Político rodado com intervenção social

O mentor de «Bubista merece mais» é já um político rodado, um autarca com experiência e intervenção junto da sociedade civil da Boa Vista e da sua terra natal.

A nível partidário, destaca-se como como membro e 2º vice-presidente da Comissão Política Regional da Boa Vista do PAICV desde Janeiro 2020. Em 2016 foi membro da Comissão Política Regional de Santiago Sul e do Secretariado Permanente do Setor de São Domingos.

Cláudio Filipe Barros Mendonça é também conhecido como um autarca com experiência e no ativo. É deputado municipal de PAICV pelo Concelho de São Domingos desde Outubro de 2016. Participou ainda nas listas e candidaturas às eleições autárquicas de 2004 e 2008 pelo círculo eleitoral de São Domingos.

O cabeça de lista do PAICV à Câmara da Boa Vista chegou a integrar a certas organizações da sociedade civil. Além de ter sido catequista, fez parte dos Escuteiros de Cabo Verde, de Grupos desportivos de futebol escuteiros de São Domingos e andebol os garridos. Foi ainda membro do conselho fiscal da Fundação Tartaruga Boa Vista em 2012.

«Bubista merece melhor» e fim do Basta

Traçado que está o perfil do candidato « Bubista merece melhor», resta agora os munícipes esperar pela apresentação, com detalhes, do programa eleitoral da mesma formação e posicionar-se em consequência. Para observadores locais, o certo é que o candidato do PAICV à Câmara local conhece bem a ilha na qualidade de bancário e quer concorrer com um projecto político novo focado no desenvolvimento da economia local e do turismo, em alternativa ao do movimento Basta no poder, cujo Edil José Luís Santos «acaba de ser assimilado para a lista do MpD». Vamos esperar pelos resultados das urnas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project