LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’CEAST alerta sobre falso Bispo ido de Cabo Verde para Angola’ — mas a questão é mais profunda 03 Abril 2018

Notícias publicadas por estes dias em Cabo Verde, Portugal e Angola dão conta de um alerta lançado pela conferência dos bispos angolanos –CEAST, sobre “um cidadão cabo-verdiano que se intitula como bispo e realiza celebrações eucarísticas na província de Cabinda”. Filipe Cupertino Teixeira, referem as notícias, teria estado em Cabo Verde, "onde foi descoberto pelas autoridades competentes".

’CEAST alerta sobre falso Bispo ido de Cabo Verde para Angola’  — mas a questão é mais profunda

O alerta refere que "usa indevidamente as vestes litúrgicas" da Igreja Católica Apostólica Romana, "confundindo e despistando, desta maneira, as pessoas menos atentas", pelo que "a CEAST informa os fiéis católicos que não devem participar das ’celebrações’ deste falso bispo".

Contudo, pode estar em causa o que são duas denominações (diferentes) no seio do Catolicismo. A Lusa escreveu: “Filipe Cupertino Teixeira apresentou-se no fim de semana, em Cabinda, como bispo da Igreja Católica das Américas, tendo participado, segundo os relatos da imprensa local, na ordenação dos primeiros diáconos daquela igreja".

Igreja Católica Nacional da América, pelo Concílio Vaticano Segundo

As doutrinas da Igreja Católica no que respeita, entre outros, ao Culto à Virgem Maria, à Santíssima Trindade, Corpo de Cristo, são as mesmas. Todavia a Igreja Católica Nacional da América diverge da Igreja de Roma na aceitação do casamento dos padres, ordenação de mulheres, bem como sobre o homossexualismo e o casamento de pessoas do mesmo sexo, e uso de contraceptivos.

Estabelecida em 2009 nos Estados Unidos, a Igreja Católica Nacional da América defende o dissenso na aplicação do ’Concílio Vaticano Segundo’. Nesse sentido, classifica-se à luz do cânone da Igreja Católica como “seita cismática”.

A ’Igreja Católica Resgatadora das Américas em Cabinda’ apresenta-se pois como uma filiada da ’Igreja Católica Nacional da América’ sediada em Boston, Estados Unidos. Aliás, várias publicações dão conta que o seu (da americana, ICNA) ’Bispo Dom Filipe Cupertino Teixeira está em missão pastoral na Igreja de Cabinda’.

A missão incluiu a "ordenação dos primeiros diáconos da Igreja Católica Resgatadora das Américas em Cabinda". No evento do dia 29 último, o ’Bispo Dom Filipe Cupertino Teixeira proferiu "insinuações" sobre a relação entre a CEAST e o actual Governo", que provocaram mal-estar e estão a suscitar atuais reações tanto da CEAST como do Governo de Angola.

Uma nota biográfica refere que "Dom Filipe Cupertino Teixeira foi consagrado bispo no dia 24 de Novembro de 2011, nos Estados Unidos da América. Ele é bispo titular na Diocese de São Francisco de Assis da Igreja Católica das Américas em Brockton, Massachusetts".

Fontes: Angop/Lusa/ Foto- Sapo Cabinda.

(A acompanhar)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project