LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

CEDEAO condena “tentativa de golpe de Estado” na Guiné-Bissau 02 Fevereiro 2022

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou já a “tentativa de golpe de Estado” e considera os militares como responsáveis pela integridade física do Presidente Umaro Sissoco Embaló, bem assim dos membros do Governo guineense.

CEDEAO condena “tentativa de golpe de Estado” na Guiné-Bissau

Num comunicado divulgado na tarde de terça feira , e que a Inforpress teve acesso, a Comissão da CEDEAO adianta que está a ser com “uma grande preocupação” a evolução da situação na Guiné Bissau, caracterizada, esta terça-feira, 01, por tiros dos militares ao redor do Palácio do Governo.

“A CEDEAO condena esta tentativa de golpe de Estado e considera os militares como responsáveis pela integridade física do Presidente Umaro Sissoco Embaló e, bem assim, dos membros do seu governo”, refere o documento.

A CEDEAO pede aos militares para voltarem às casernas e para manterem “uma postura republicana”.

Conforme eswcreve Inforpress, Indivíduos ainda não identificados invadiram e cercaram hoje o Palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria a reunião do Conselho de Ministros extraordinário, presidido pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Informações confirmadas à Inforpress por uma jornalista guineense, dão conta de que o ataque “suposto golpe de Estado”, foi perpetrado por pessoas que estavam à paisana e munidas de armas pesadas, tendo capturado o Chefe de Estado e o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

Conforme indicou a mesma fonte, alguns dos membros do Governo, entre os quais o ministro do Comércio e o vice-primeiro-ministro conseguiram sair do local.

Até este momento, está confirmada a morte de uma pessoa, tratando-se de um segurança do Presidente da República que foi abatido, existindo também vários feridos, conforme a fonte da Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project