Este desejo foi manifestado terça-feira, 29, à Inforpress pelo responsável do Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde, Alberto Afonso, no âmbito da visita que o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire.
A visita, que tem como objetivo se inteirar das obras de remodelação e criação de condições de acessibilidade para os pacientes com mobilidade reduzida e com deficiência, pode servir ainda para que a equipa do CENORF dê a conhecer ao ministro os projectos existentes e que vão ao encontro das necessidades da população alvo.
“Nós queremos chegar às outras ilhas, criar outras condições para que as pessoas possam usufruir dos trabalhos que o centro oferece e mostrar as condições que o prédio tem, neste momento, pois, está precisando da atenção do Governo”, disse, citado pela Inforpress.
Dos projectos a serem apresentados, o responsável do CENORF diz querer que o Governo os apoie junto dos seus parceiros, mas concretamente responsáveis dos transportes marítimos e aéreos, para poderem levar o serviço do centro às outras ilhas.
O Governo, através do Ministério da Família e Inclusão Social, assinou com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança de Portugal, em Novembro, um protocolo de cooperação para o financiamento das obras de reabilitação do Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde (CENORF) no valor total de 5.451.334$00, escreve a nossa fonte.
De referir que o CENORF está, há 15 anos, a prestar serviços especializados em matéria de ortopedia e reabilitação, direccionados para pessoas com deficiência de predomínio físico, motor ou multideficiência congénita e adquirida, provenientes de todas as ilhas do arquipélago, escreve a Inforpress.