REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

COP26: Vinisha, 15 anos, finalista do Earthshot brilha em Glasgow 04 Novembro 2021

A adolescente Vinisha viajou da Índia até à sede da COP26 para discursar perante os líderes mundiais — entre eles, os primeiros-ministros Boris Johnson e Narendra Modi, o presidente Joe Biden — sobre o tema da mudança do clima, na perspetiva dos jovens. Ela expressou esta terça-feira "a razão para os jovens estarem muito zangados com promessas vazias" feitas pelos que dirigem o planeta.

COP26: Vinisha, 15 anos, finalista do Earthshot brilha em Glasgow

No seu discurso, Vinisha identificou-se: "Sou uma rapariga da Índia, mas também sou uma habitante da Terra e acho que vale a pena lutar pela nossa casa".

"É a nossa geração que vai viver para ver as consequências do que os governos fazem hoje".

"Vocês estão a decidir questões que a meu ver não são práticas, porque o que devia estar a ser discutido é se nós jovens teremos uma oportunidade para viver num mundo habitável".

Vinisha Umashankar discursou e recebeu aplausos do primeiro-ministro Boris Johnson — também visado no discurso que a imprensa de referência classifica como "poderoso".

2 anos a trabalhar na máquina solar de passar a ferro

Residente na vila de Tiruvannamalai, no Estado de Tamil-Nadu, no sul da Índia, Vinisha foi aos catorze anos uma das finalistas do prémio instituído pelo príncipe William, o número-dois na sucessão da Rainha Isabel.

A adolescente concebeu uma máquina de engomar/passar a ferro movida a energia solar. Dos doze aos catorze anos trabalhou nessa ideia "sustentável", portanto, para substituir os homólogos a carvão que aos milhões poluem as ruas onde o serviço é oferecido no seu imenso país.

O ’Earthshot Prize’, prémio mundial pela defesa da Terra, no valor de £50 milhões (6,5 mil milhões CVE), foi atribuído a cinco finalistas: à Costa Rica, à invenção de Vinisha, a uma firma de cultura de corais nas Baamas, a uma empresa italiana e a um grupo italiano-tai-alemão.

Fontes: BBC/Earthshot Prize.org. Relacionado: Britânicos e não só divididos com tratamento deferencial de William e descaso paterno ante eco-combate de Harry, 19.out.021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project