AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

COVID-19/Praia: Partidos políticos sintonizados com o apelo das autoridades sanitárias 13 Outubro 2020

Os candidatos às Autárquicas para o município da Praia mostram-se sensibilizados aos apelos das autoridades sanitárias para os cuidados a se ter durante estas campanhas eleitorais, após o registo record na segunda-feira de 159 casos positivos, 75 dos quais na capital do país que é a região claramente mais afetada pela doença. Regra geral, as candidaturas dizem-se sensibilizadas e atentas às recomendações da delegacia de saúde local, com destaque para o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social durante as atividades da campanha.

COVID-19/Praia: Partidos políticos sintonizados com o apelo das autoridades sanitárias

Os últimos números de casos de covid-19 registados preocupam as autoridades que, na voz do infeciologista Jorge Barreto, e incluindo o Ministro da Saúde, Arlindo Rosário, apelaram, esta segunda-feira, ao cuidado dos partidos e candidatos às eleições supracitadas para o respeito ao distanciamento físico e ao uso de máscaras, entre outras medidas impostas durante as campanhas em curso.

Coincidências ou não, o certo é que os números registados nas últimas 24 horas ou pouco mais dão conta do que poderá se confirmar como uma tendência crescente de infeções, daí o apelo à classe política, mais concretamente os candidatos a essas autárquicas, para respeitarem as restrições impostas pelas autoridades sanitárias.

Contatados alguns dos intervenientes nestas campanhas, estes mostram-se sensibilizados, afirmando estar na sua lista de prioridades esta questão da pandemia, tendo em conta que a Praia é, claramente, a região mais afetada pela pandemia, como comprovam as estatísticas.

São os casos dos candidatos do MpD, Óscar Santos, assim como o cabeça-de-lista do PAICV, Francisco Carvalho, para além do líder do grupo independente LUTA, Romeu di Lurdis que reforçam a ideia de se evitar aglomerações de pessoas. Daí a forte aposta na divulgação das suas plataformas pelas redes sociais.

No terreno, estes dizem respeitar as normas de distanciamento e o uso obrigatório de máscaras. “Estamos a distribuir e a exigir o uso obrigatório de máscaras durante a nossa campanha e a verificar sempre se os nossos ativistas, que estão em números reduzidos, estão a manter o distanciamento recomendado”, sublinha Óscar Santos.

Igualmente, a candidatura independente de Any Reis afirma ao A Semanaonline que o combate ao COVID-19 é uma prioridade, razão pela qual tem estado no terreno com uma equipa reduzida de 10 pessoas, sempre no escrupuloso respeito às recomendações sanitárias. “Estamos apenas com 10 pessoas no terreno, porque para além de ganhar a Praia, queremos ganhar esta luta contra o COVID- 19”, sublinha Reis.

Quanto às soluções das respetivas plataformas no combate ao COVID-19, Óscar Santos afirma que, caso venha a sair vitorioso nas eleições de 25 de outubro, pretende continuar com o programa “STOP Praia” e investir na sensibilização ao uso de máscaras principalmente nas comunidades periféricas.

Romeu di Lurdis aposta também na sensibilização e acrescenta que um dos seus projetos no combate à Pandemia tem a ver com a melhoria das condições de vida dos praienses para que possam ter menos necessidades de sair de casa e evitar, assim, a propagação do vírus. Já Carvalho avança à nossa reportagem sobre o qual irá decidir após o dia 25.

Segundo dados oficiais, desde 19 de março, Cabo Verde já registou 7.155 casos acumulados, sendo 6.075 recuperados e 75 mortes, com a cidade da Praia como foco principal desta pandemia que começou na cidade chinesa de Wuhan e já atingiu o mundo inteiro.
KS (Estagiária)/ Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project