CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

COZINHAR PARA OS AMIGOS 19 Setembro 2009

Receitas simples, resultados surpreendentes

É para quem gosta de receber bem e estar cercado de amigos e conseguir passar a sensação de que tudo é fácil e transformar o encontro em verdadeiros banquetes, cheios de cor, sabor e cheiros.

Experimente!

COZINHAR PARA OS AMIGOS

Potinhos de couve-flor com damasco e parmesão

Ingredientes

1 couve-flor média limpa separada em floretes grandes

100g de queijo parmesão ralado

1 chávena de creme de leite (de preferência fresco)

1 ovo

12 damascos secos

20g de manteiga em cubinhos

1/2 chávena de farinha de rosca (de preferência caseira)

2 ramos de tomilho bem frescos

Sal e noz-moscada

Manteiga para untar

Modo de Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte 8 potinhos pequenos com manteiga e coloque numa assadeira;

Aqueça uma panela grande com água, aguarde até que ferva, junte uma colher de sopa de sal e a couve-flor e deixe no fogo por uns 10 minutos, até que os talos mais grossos estejam cozidos, mas firmes e escorra;

Bata no liquidificador metade da couve-flor e do parmesão com o creme de leite, o ovo, sal e noz-moscada até obter uma pasta não muito lisa;

Pique o restante da couve-flor e os damascos em pedacinhos miúdos, distribua entre os potinhos e coloque por cima os cubinhos de manteiga e o creme de couve-flor;

Misture numa tigelinha a farinha de rosca, o queijo restante e as folhinhas de tomilho e espalhe sobre o creme;

Asse por uns 20 minutos até formar uma crosta dourada.

Sopa da casa da mamã

Ingredientes:

4 tomates vermelhos

8 batatas médias

1 pimentão amarelo

Abobrinhas

Folhas de repolho rasgadas

Carne picadinha

2 caldos de carne

2 colheres cheias de polpa de tomate

1 cebola média

Alho picadinho

Óleo

Sal

Salsa e cebola da terra

Coentros à gosto

Queijo parmesão à gosto

Preparo:

Descasque, lave e pique os legumes. Reserve. Na panela de pressão (ou na normal) coloque um pouco de óleo, a cebola picadinha e o alho. Deixe refogar. Jogue a carne e deixe cozinhar.

Depois coloque os legumes picados. Mexa bem para a carne misturar com os legumes. Despeje água quente até uns 3 dedos acima dos legumes. Coloque o caldo de carne e deixe dissolver (no caso do caldo em tablete).

Acrescente as colheres de polpa de tomate e acerte o sal. Depois, abra a torneira da pia e coloque a panela em baixo. Vá soltando a rosca da tampa para pressão sair. É fácil. Vai saber quando a pressão acabar. Agora é só abrir e conferir.

Se precisar cozinhar mais um pouco, tampe e volte para o fogo mais uns 10 minutos. Pra servir, salpique cebola da terra e salsa picadinhas e se gostar, rale um parmesão por cima. Servir com fatias de pão.

Arroz de forno da vizinha

Ingredientes:

2 copos de arroz

2 colheres de óleo ou azeite

1/2 cebola

+ou- 50g de queijo ralado (eu não tinha queijo ralado no dia, então coloquei
mussarela picadinha)

3 1/2 copos de água

Sal

1 colher de sopa de curry

Preparo:

Lave o arroz e deixe escorrer. No liguidificador coloque a água, o óleo, o queijo e a cebola. Bate tudo. Em um refractário ou outro recipiente que possa levar ao forno, coloque o arroz escorrido cru (isso mesmo… cru, não é arroz pronto não), despeje o líquido que preparou, acrescente sal (a mesma medida que você utilizaria para está quantidade de arroz) e leve ao forno por + ou - 1 hora.

Vai observando até que a água seque e o arroz esteja no ponto.

Fetuccine com queijo e manjericão (para 8 pessoas)

Ingredientes:

2 pacotes de 500gramas de fetuccine (ver foto)

2 latas (grandes) de tomates sem pele ou polpa de tomate da sua preferência

Azeite de oliva extra virgem

Alho

Cebola

Sal

Queijo parmesão ralado na hora

Manjericão fresco

Preparo:

Em duas panelas grandes e com bastante água fervente, cozinhe os pacotes de massa.

Depois de cozida, despeje no escorredor, regue com azeite e sacuda o escorredor para o azeite espalhar na massa toda. O importante é o molho estar pronto antes de escorrer a massa para que não arrefeça.
Molho

No liquidificador, coloque os tomates sem pele, uns 100ml de água e 1 cebola média. Bata. Numa frigideira funda e grande, coloque bastante azeite no fundo e alho picadinho.

Deixe dourar e despeje o molho do liquidificador. Acerte o sal, tampe e deixe reforgar por uns 5 minutos. Depois, despeje a massa na frigideira (por isso é importante que ela seja grande), jogue folhas de manjericão frescas e misture delicadamente.

Disponha num refractário bem bonito, salpique o parmesão ralado na hora e divirta-se. Um bom vinho tinto vai muito bem com essa massa.

Kafta (comida árabe)

Ingredientes:

1 kg de carne moída

1/2 pacote de creme de cebola

Pimenta calabresa a gosto

Bastante hortelã

+ ou - 2 colheres rasas de farinha de trigo

Preparo:

Num recipiente, coloque a carne e o creme de cebola e mexa com a mão até misturar bem. Depois acrescente a pimenta e o hortelã picadinhos e misture mais. Depois de bem misturado, salpique a farinha de trigo. Este ingrediente serve para dar liga a massa e facilitar a sua modelagem.

Pode moldar a massa nos palitos para espeto, fazer bolinhas pequenas ou também no formato de croquetes. No caso das bolinhas, a massa rendeu 80 unidades. Pode grelhar ou assar no forno. No forno fica melhor pois tosta por inteiro.

IMPORTANTE: Sugue-se que se faça um molho de tomate com condimentos para acompanhar, assim molhava-se as bolinhas nesse molhinho.

Picanha na panela

Ingredientes:

Picanha fatiada

Sal

Cebola (picada em roldelas e deixadas de molho na água)

Preparo:

Aqueça a panela ou uma frigideira grande muito bem, até começar a sair fumaça. Jogue umas pitadas de sal (refinado) sobre a carne e coloque na panela. Deixe selar de um lado.

Não fique mexendo. Depois vire a carne e deixe selar do outro lado. Escorra a água da cebola e despeje na panela. Mexa um pouco para a cebola pegar aquela cor da carne. Quando esta estiver no ponto desejado, retire e fatia em pequenos pedaços. Pronto.

É servir com uma salada ou como tira-gosto, tomando aquela cerveja com os amigos..

Panqueca de maçã caramelizada

Ingredientes:

Massa

1 xícara de leite

2 ovos

3/4 xícara de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de manteiga derretida

Pitada de sal

Recheio

2 maçãs

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2 xícara de açúcar

Canela à gosto

Sorvete de creme

Modo de Preparo:

Para o preparo da massa, coloque numa tigela a farinha de trigo e pitada de sal. Misture noutro recipiente o leite, os ovos e a manteiga derretida, acrescente lentamente à mistura de farinha mexendo até obter uma massa bem lisa.

Reserve. Descasque as maçãs e corte-as em fatias, coloque as fatias numa frigideira com um pouco de manteiga e leve ao fogo para cozinhar rapidamente as maçãs, cerca de 5 minutos, salpique com 1 colher (sopa) de açúcar e deixe arefecer.

Aqueça uma frigideira antiaderente (22 cm aproximadamente) e unte levemente com um pouco de manteiga. Coloque 1/4 xícara da massa e gire a frigideira para distribuir bem a massa, ainda mole. Coloque algumas fatias de maçã sobre a panqueca, doure-a dos dois lados e reserve, faça o mesmo com a massa e maçãs restantes.

Coloque 1/2 xícara de açúcar num prato e espalhe bem, aqueça novamente a frigideira antiaderente e coloque 1/2 colher (sopa) de manteiga. Passe os dois lados de cada panqueca no açúcar, apertando, coloque cada panqueca na frigideira e leve ao fogo para caramelizar o açúcar, vire e caramelize o outro lado. Retire dobre ao meio e mantenha aquecida, termine as panquecas e coloque num prato, servindo com sorvete de creme e uma pitada de canela.

Musse de chocolate crocante

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite gelado

1 colher (sopa) de açúcar

1 embalagem de pó para mousse sabor chocolate (70 g)

bombom recheado

Modo de Preparo:

Despeje o pó para musse na tigela da batedeira e junte o leite e o açúcar. Bata por 1 minuto em velocidade baixa e por mais 3 minutos, em velocidade alta, ou até obter um creme de textura areada. Retire. Esfarele o bombom, junte à musse e misture.

Distribua em 3 taças individuais e leve ao frigorífico por 2 horas, ou até a musse ficar firme. Se preferir, decore com bombom arrefecido e cereja em calda.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project