OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“CRESCER” É NECESSÁRIO 14 Agosto 2021

Crescer, portanto, é necessário o ser humano. Ele precisa desenvolver e tornar-se seguro, confiante, determinado e capaz de usar sua capacidade para agir entre seus semelhantes de forma independente. Aquele que não cresce, sempre será comandado, dominado, controlado e guiado por outro.

Por: José João Neves Barbosa Vicente*

“CRESCER” É NECESSÁRIO

É possível entender e usar o verbo “crescer” em vários sentidos. Sendo assim, é possível dizer também que um ser humano cresce em vários sentidos, como, por exemplo, ganhar confiança e se tornar independente em suas ações e tomadas de decisões, sem deixar jamais de ser responsável por cada uma delas. Para os seres humanos, não basta simplesmente nascer ou ser declarado fisicamente um indivíduo, mas também é necessário crescer, não apenas fisicamente, mas principalmente no sentido de se tornar confiante e independente, capaz de agir, tomar decisões por si próprio e ser responsável por tudo o que faz deliberadamente.

Cada ser humano que nasce nesse mundo precisa um dia crescer necessariamente, isto é, ter a coragem de ser ele mesmo e de usar sua própria capacidade para abrir e iluminar os seus caminhos, sem deixar de contribuir, na medida do possível, para que o mundo se torne um lugar melhor, não apenas para os que nele estão, mas também para aqueles que virão um dia.

Sem esse tipo de crescimento, o ser humano não se encontra a si próprio, não será livre e facilmente se submeterá à vontade e à opinião dos outros; quando isso acontece, ele será facilmente levado para qualquer lado escolhido por outro.

Crescer, portanto, é necessário o ser humano. Ele precisa desenvolver e tornar-se seguro, confiante, determinado e capaz de usar sua capacidade para agir entre seus semelhantes de forma independente. Aquele que não cresce, sempre será comandado, dominado, controlado e guiado por outro. Crescer é evitar submeter-se à vontade ou ao domínio do outro; é ser capaz de usar a própria capacidade para tomar decisões conscientes e firmes; é não ter medo ou receio de encarar a vida e enfrentar com as próprias armas as lutas que surgem; é olhar com seus olhos e sua mente para a realidade como ela é; é não tirar os olhos da liberdade e nem da plenitude da vida. Mas, ninguém cresce quando nega si próprio.

*Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project