CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

CULINÁRIA ALEMÃ 05 Outubro 2009

Entre a França e a Itália - países que detêm os lugares cimeiros na gastronomia Europeia -, a culinária alemã ocupa sem o merecer, um lugar obscuro. É assim que a mesma é pouco conhecida entre nós. A ideia geral em Cabo Verde é que se trata de uma cozinha "substanciosa" e "generosa" onde se destacam carnes de porco, repolho e cozidos.

CULINÁRIA ALEMÃ

Uma característica marcante da comida alemã é a mistura de frutas às comidas salgadas, como a sopa de cerejas e a sopa de enguias (com cenouras, ervilhas, espargos, ameixas e damascos secos) especialidades de Hamburgo. Na região da Floresta Negra, há o lombo de veado servido com maçãs e recheado com frutas vermelhas. O tradicional Himmel und Erde ("Céu e Terra") é feito de purê de batatas e maçãs e servido com linguiças grelhadas.

Foi a charcutaria, aliás, que deu fama aos alemães. A variedade é imensa e está na mesa de famílias do país todo. Há salsichas para grelhar/fritar (bratwurst) ou escalfar (kochwurst), feitas com uma ou mais variedades de carne e acrescidas de especiarias.

Propomos aos nossos leitores pratos alemães confecionados, se quiser, com ingredientes crioulos.

Um “Schnapps” também não pode faltar à mesa. A "pinga alemã", é uma bebida forte, destilada e vendida geralmente em pequenas doses como mini-garrafas de cerca de 60ml.

A comida e a bebida alemã são como corpo e alma, comprove!

Bom apetite e viva a diversidade cultural

Stollen

Ingredientes:

2 tabletes de fermento biológico fresco

1/2 chávena de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

1 tablete de manteiga derretida

1 chávena de chá de leite morno

1 ovo

1 gema

500g de farinha de trigo

1/2 chávena de chá de nozes picadas

1/2 chávena de chá de uva passa sem semente

1/2 chávena de chá de fruta cristalizada

Açúcar para polvilhar

Modo de Preparo:

Misture bem o fermento esfarelado com o açúcar e o sal. Junte a manteiga, o leite, os ovos e mexa com uma colher de pau até obter uma mistura homogénea. Acrescente a farinha e trabalhe a massa até conseguir incorporar toda a farinha. Estenda sobre uma superfície enfarinhada e pressione toda a superfície para sair o ar. Cubra a massa com um pano, durante uma.

Estenda novamente a massa sobre a superfície enfarinhada e trabalhe para incorporar as nozes, frutas e uvas passa. Abra a massa em um rectângulo de 30_50cm. Dobre levando as laterais, no sentido da largura, até o centro da massa. Dobre novamente ao meio no mesmo sentido sem juntar as duas bordas. A borda superior deve ficar um pouco mais afastada da inferior que será mais curta. Coloque a massa em forma untada e cubra com um pano de prato até dobrar de volume. Leve ao forno médio(180ºC), pré-aquecido, por 30 minutos. Sirva polvilhado com açúcar.

Substitua as frutas cristalizadas por gotas de chocolate ou cubinhos de goiabada.

Zwiebelkuchen

Torta de cebola

Ingredientes:

um pouco de maragarina para a forma

25 g fermento fresco

60 g de margarina

1 pitada boa de açúcar

375 g de trigo

1 pitada de sal

1 ovo fresco

250 ml Leite

Ingredientes do recheio:

150 g de bacon de gordura média (da costela)

Pimenta preta (se possível em grãos ralados)

Um pouco de cominho em grãos

Um pouco de noz moscada

500 g de nata

1 quilo de cebolas

4 Ovos

Modo de preparo:

Esfarele o fermento no leite morno e acrescente um pouco de açúcar e um pouco do trigo. Misture. Deixe a massa de lado por 10 minutos, num lugar sem ventilação e humidade, com um pano sobre a tigela. Com o trigo restante, faça uma nova massa, acrescente a pitada de sal, a margarina e o ovo e misture bem até a massa se soltar da tigela. Coloque esta segunda massa, coberta por um pano, num lugar sem ventilação e sem humidade por 20 minutos. Aqueça o forno à temperatura máxima. Corte as cebolas em rodelas finas, manter o bacon cubinhos. Junte numa panela e os refogue, adicionando o cominho, pimenta e noz moscada a gosto. Unte com um pouco de margarina numa forma redonda (de pizza). Estenda e faça uma borda. Disponha aí as cebolas. Misturar os ovos com a nata e colocar tudo encima. Deixe no forno aproximadamente 40 Minutos, até ficar com uma cor castanho dourado.

Sirva à noite sem necessidade de acompanhamento, apenas com vinho.

Sauerbraten

Ingredientes:

1,5 Kg de carne de boi

3 fatias finas de carne de porco salgada ou bacon

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de pimenta-do-reino

2 chávenas de vinho branco seco ou vinagre

2 cebolas

3 folhas de louro

12 cravos-da-índia

2 chévenas (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de gordura

1 de caldo de carne dissolvido em 2 chávenas (chá) de água

1 gengibre

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 chávena (chá) de creme de leite ácido

Modo de preparo:

Prepare esta receita 3 dias antes de servir, para a carne ganhar sabor. Enxugue a carne e reserve. Corte em tiras uma fatia da carne de porco salgada (ou bacon) e introduza, com a ponta de uma faca, na carne de boi. Enrole as fatias restantes ao redor da carne, prendendo com palitos. Esfregue-lhe o sal e a pimenta-do-reino. Coloque numa tigela funda. Aqueça o vinagre ou o vinho antes de despejar sobre a carne. Junte as cebolas cortadas em rodelas, o louro, o cravo e o açúcar. Cobra a tigela e deixe-a no frigorífico por 2 ou 3 dias, virando a carne diariamente. Quando o retirar do tempero enxugá-lo bem. Numa caçarola aqueça gordura e doure a carne de todos os lados. Esmague o gengibre e junte ao caldo de carne. Deixe ferver em fogo forte. Diminui a chama e cozinhe até que a carne fique macia. (Pode-se usar panela de pressão cozinhando por cerca de 45 minutos.) Retire a carne e coloque-a numa travessa, mantendo-a aquecida. Junte ao molho que se formou, a farinha e o creme de leite. Mexa bem até obter um molho liso e denso. Passe pela peneira e serva com a carne.

Sirva com batatas

Gugelhupf

Ingredientes:

1/2 chávena (chá) de leite

1/2 chávena (chá) de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

1/4 de chávena (chá) de manteiga

1 tablete de fermento para pão

1 chávena (chá) de água morna

2 ovos

2 e 1/2 chávena (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de casca de limão ralada

200g de ameixa sem caroço

200g de passa sem caroço

16 amêndoas sem pele

Modo de Preparo:

Ferva o leite. Junte-lhe o açúcar, sal e manteiga. Deixe esfriar até ficar morno. Reserve. À parte dissolva o fermento na água morna. Junte-o à mistura de leite. Adicione os ovos, a casca de limão ralada e a farinha peneirada. Bata bem por 5 minutos. Cobra. Deixe descansar e crescer em lugar abrigado e quente, livre de correntes de ar, durante mais ou menos 1 hora e meia. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma lisa, ou de gomos, com buraco no meio. Cobra o fundo com ameixas e amêndoas. Sobre estas, despeje a massa. Misture as passas. Mexa na própria forma e deixe crescer novamente em lugar abrigado, até dobrar o volume, durante mais ou menos 1 hora. Asse em forno regular, durante 50 minutos.

Torta Sacher

Ingredientes:

200g de manteiga

200g de açúcar

6 ovos

Raspas de 1/2 limão

250g de chocolate em tablete

150g de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

Recheio

200g de geleia de damasco

Cobertura

250 g de açúcar

125g de chocolate em pó

6 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar, as gemas, o sal e as raspas de limão. Junte o chocolate derretido em banho-maria, as claras batidas em neve, a farinha e o fermento. Asse em forma redonda untada, sem deixar ressecar. Deixe esfriar. Parta ao meio, recheie com geleia de damasco e cubra com o glacê de chocolate.

Cobertura (Glacê de Chocolate):

Misture o açúcar peneirado, o chocolate e a água. Bata durante 5 minutos. Derrame sobre a torta, alise com uma faca e deixe secar à boca do forno. (O forno deve estar quente. É só deixar a porta aberta e a torta sobre o fogão).
Sirva com chantilly.

Chucrute Sortida do Cervejeiro

Ingredientes:

1 kg de chucrute

100g de açúcar

50g de manteiga

2 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos

1 copo de vinho branco

5 joelhos de porco

5 salsichas de vitela

5 salsichas tipo Frankfurt

5 salsichas tipo bratwurst

1 carré de costelinha defumada

Modo de preparo:

Derreter a manteiga numa panela, junte o açúcar e deixe ferver até tomar uma cor dourada. Acrescente os cubinhos de maçã e deixe cozinhar por 2 minutos. Deixe a Chucrute refogar por 5 minutos. Acrescente o vinho branco e volte a refogar por mais 5 minutos. Guarde no quente. Cozinhe o joelho de porco por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja macio. Cozinhe as salsichas por 2 minutos. Grelhe o joelho de porco, as salsichas e as costelinhas. Num prato grande, disponha a chucrute no fundo, no centro coloque o joelho de porco e as salsichas cortadas ao meio, e por fim as costelinhas fatiadas.

Servir com batatas cozidas

German Rouladen - Fraldinha recheada enrolada

Ingredientes:

800 g carne para bife

Mostarda em grão moída a gosto

250 g de bacon em fatias

2 cebolas grandes, em fatias

200 g de pickles fatiados

2 colheres manteiga

6 dl de água

1 caldo de carne

Modo de fazer:

Corte a peça de carne em bifes finos. Espalhe generosamente em um dos lados dos bifes mostarda a gosto. Acrescente o bacon, cebola e pickles em fatias. Enrole os bifes e prenda com palitos. Aqueça uma panela com as duas colheres de manteiga, espere derreter. Acrescente as carnes enroladas, espere até dourar. Adicione a água e o caldo de carne. Cozinhe por uma hora.

Salett Nogueira

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project