Segundo Almiro Rocha citado pela Inforpress, o serviço de voz, SMS e Dados (internet móvel) da rede móvel da CV Telecom está paralisado desde a madrugada de hoje devido a uma avaria registada num componente obsoleto da Central Móvel.
Conforme explicou, o equipamento obsoleto que fazia a terminação das chamadas na referida central foi trocado por um novo equipamento no âmbito da transformação digital levada a cabo pela empresa, tendo acrescentado que a CV Telecom já sabia do equipamento obsoleto e por isso é que se deu início ao processo de substituição.
“Detectamos uma avaria numa componente na nossa central que na verdade é uma componente que já está obsoleta e nós neste momento estamos a fazer o movimento no âmbito da transformação digital para podermos utilizar o serviço a ser provido a partir de várias localidades no caso de São Vicente e Praia. Já fizemos a mudança do equipamento, mas ainda não pusemos em produção”, asseverou.
A CV Telecom, prosseguiu, está neste momento a fazer o processo passagem manual para a nova infra-estrutura por forma a garantir a recuperação do serviço de voz o mais rápido possível, sem, no entanto, precisar a hora que o serviço poderá ser restabelecido.
O director das Operações de Telecomunicações afirmou ainda que a empresa está em contacto com os clientes informando desta avaria de forma a minimizar o impacto dos transtornos causados, uma vez que, realçou, as comunicações são hoje uma necessidade de primeira ordem.
Admitiu, por outro lado, que no universo de quase 400 mil clientes, uma grande parte poderá ter transtornos com essa avaria na rede móvel, mas assegurou que já comunicaram aos clientes sobre o uso de outras alternativas de chamadas via Viber, WhatsApp ou emails, uma vez que a rede de dados está a funcionar, conclui a Inforpress.