ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

CVE indexado ao EUR faz 20 anos hoje 01 Janeiro 2022

Primeiro de janeiro de 2002: o escudo cabo-verdiano, CVE, indexado ao escudo português, PTE, passou a estar indexado ao EUR-euro, a moeda única da comunidade europeia.

CVE indexado ao EUR faz 20 anos hoje

A indexação da moeda cabo-verdiana à moeda portuguesa em 01 de abril de 1998, que aconteceu por colaboração entre os ministros Gualberto do Rosário e Ernâni Lopes, abriu caminho para cerca de quatro anos depois tornar-se prática a indexação do CVE ao euro.

O escudo cabo-verdiano, doravante a única moeda com essa designação no mundo, indexado ao euro tornou-se exemplo português a que aderiram também outros países europeus, como a França.

Há 20 anos só 9 países aderiram ao Euro

No primeiro de janeiro de 2002, o euro começou a circular fisicamente em 12 Estados da UE-União Europeia: Espanha, Itália, França, Portugal, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Áustria, Irlanda, Finlândia e Grécia.

Hoje, ao 20.º aniversário da sua entrada em circulação, o euro é a moeda oficial de 19 países da UE que abrange 340 milhões de pessoas, comemora a 1 de janeiro .

A introdução do euro como divisa — a segunda divisa de reserva mundial — nos mercados financeiros mundiais aconteceu a 1 de janeiro de 1999. Três anos depois, chegou, de facto, aos bolsos dos cidadãos como moeda física.

Segundo o BP-Banco de Portgal, fonte desta notícia, o euro foi o primeiro grande passo para a integração política europeia, embora tenha tido "um comportamento irregular ao longo da sua história".

Estas são as datas principais da sua introdução e evolução:

Primeiro de julho de 2002: as notas e moedas dos antigos sistemas independentes dos países da zona euro são retiradas do mercado europeu.

Primeiro de janeiro de 2007: a Eslovénia adota o euro como a sua moeda oficial. Seguem-se um ano depois, as repúblicas de Malta e do Chipre.

Em 22 de abril de 2008, o euro passa a barreira dos 1,60 dólares na sua cotação intradiária. A moeda única da UE — apesar de fechar nesse dia com um câmbio de 1,5931 dólares — revitalizou-se assim como valor refúgio em relação ao dólar, pressionado pela crise financeira originada nos Estados Unidos.

Pouco mais de dois meses depois, a 15 de julho, o euro atingiu máximos históricos face ao dólar, ao cotar-se nos 1,5990 USD.

Primeiro de janeiro de 2009: a Eslováquia adota o euro como moeda.

Primeiro de janeiro de 2011: a Estónia torna-se o 17.º país da zona euro.

Meses depois, em 30 de junho, o euro é oficializado no principado de Andorra, um país não-membro da UE.

Primeiro de janeiro de 2014: A Letónia torna-se o 18.º país da zona euro, um ano antes da Lituânia. Desde 2015 que o mapa de países aderentes à moeda única não se alterou.

Crises e oscilações

Em 2010, dois anos após o marco histórico de abril de 2008, a crise da dívida assola a zona euro. Em 05 de fevereiro a UE lança o primeiro resgate da zona euro, ao conceder ajuda financeira à Grécia para evitar a bancarrota.

Seguiram-se no quinquénio seguinte os sucessivos resgastes à Irlanda, Portugal, Chipre e aos bancos espanhóis.

No último dia de 2015, a moeda europeia caiu 10,2%. Esse ano foi marcado pelo terceiro resgate à Grécia.

Ao comemorar 15 anos, o euro aproxima-se da paridade com o dólar, que havia caído no ano anterior, 2016, para o nível mais baixo em 14 anos (1,03 dólares por euro).

Em 17 de setembro de 2018, o BCE-Banco Central Europeu apresenta as novas notas de 100 e 200 euros da série Europa. Aboliu-se a nota de 500 euros "para evitar a facilitação de atividades ilícitas".

Há um ano, em 31-12-2020, após anos de intensas oscilações, a cotação do euro em relação ao dólar estabiliza, num intervalo entre 1,1 e 1,2.

Na última semana, em 27-12-2021, o euro cota-se a 1,1313 dólares. 2021 termina como o pior de seis anos, com uma queda superior a 7%, devido à tendência de valorização da moeda americana.

Vinte anos depois da sua entrada efetiva em circulação, o euro é tido como "a realização mais tangível do projeto comunitário".

Fontes: Relatórios no website do BP-Banco de Portugal/Arquivos A Semana.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project