MÚSICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

CVIEIRA lança novo single “Ding Dong” no mercado digital 13 Fevereiro 2023

Após o lançamento de “Se Pensei”, em dezembro do ano passado, CVIEIRA
vem agora apresentar o seu novo single “Ding Dong” no mercado digital, um tema intenso que fala da conexão perfeita entre duas pessoas e de sensibilidade à flor da pele. Retrata energia ancestral, empatia e procura pela perfeição.

CVIEIRA lança novo single “Ding Dong” no mercado digital

Segundo uma nota remetida este jorna, trata-se de um tema que prima pela intensidade, tão presente na letra, mas também uma suavidade requintada presente no registo de CVIEIRA e nos arranjos que são comandados por um Rhodes elegante, de textura acolhedora.

Retirado do álbum "Loyalty", que marca a estreia de CVIEIRA a solo e que será lançado no primeiro trimestre de 2023, "Ding Dong" é mais um alicerce deste trabalho que será sustentado em profundas raízes Pop, conforme comunicado referido.

Depois de um longo período de pausa na sua carreira, enquanto artista, que utilizou para se dedicar à criação e gestão de diversos projetos na indústria do entretenimento, CVIEIRA marcou o seu regresso com o single “Se Pensei”, tema que não só assinalou o retomar de uma já bem-sucedida carreira, mas sobretudo assinalou a sua estreia a solo.

Com o lançamento deste seu segundo single, CVIEIRA procura fortalecer um percurso promissor, que já congrega singles que integraram o top da AFP, assim como, das principais rádios nacionais, como a Cidade FM e Antena 3 e até a presença dos mesmos em diversas séries televisivas como Campeões e Detetives e Morangos com Açucar, da TVI.

Da sua já extensa carreira, que conta com participações com o rapper americano Twista, o ícone colombiano Reykon, New Max (Expensive Soul), Victor Espadinha, Melo D, Beto Media (Blackout), D-Mars, De Britto, entre tantos outros, contam-se ainda os inúmeros concertos que já efetuou em alguns dos principais palcos nacionais.

“Com forte influência das melhores tendências da Pop, CVIEIRA procura na sua música a criação de uma marca própria, num estilo único e diferenciador, repleto de personalidade, a mesma que o tem ajudado a gerir diversos projetos na indústria do entretenimento enquanto produtor, músico, compositor, letrista e empreendedor”, lê-se no documento.

Percurso do artista

C-Vieira nasceu a 13 de Setembro de 1984. Oriundo de uma família onde a música esteve sempre presente, através do seu Pai, C-Vieira criou, desde muito cedo, uma relação de invulgar intensidade com a sua música.

Segundo o comunicado que vimos referindo, entre os 14 e os 19 anos, fundou cerca de meia dezena de projetos, que lhe permitiram desenvolver, de forma sustentada, a sua musicalidade, assim como, adquirir alguma experiência ao vivo e em estúdio. Em 2005, e depois de ter finalizado os estudos de canto, C-Vieira começou a cogitar a fundação de um novo projeto que misturasse todos os estilos de música que gostava. Dessa cogitação nasceram os Puzzle, e foi com os Puzzle, que em 2006, fechou o primeiro contrato de edição discográfica com a editora Farol Música, do grupo Media Capital.

Enquanto finalizava o primeiro álbum dos Puzzle, C-Vieira foi convidado pela Media Capital Entertainment para assinar um contrato de compositor e letrista. Nessa mesma fase, C-Vieira desenvolvia, de forma exaustiva, as suas qualidades de multi-instrumentista, enquanto engrandecia a sua formação, desenvolvendo estudos na licenciatura de Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa. Em Abril de 2007, chegou às lojas o primeiro e único álbum dos Puzzle “Ritmo da Pulsação”, com o selo da editora Farol Música.

Deste trabalho foram extraídos cinco singles, que tiveram bastante airplay nas rádios nacionais, assim como na TV, através da participação em diversas séries televisivas.

Enquanto os Puzzle promoviam o seu álbum, com concertos em festivais como a Festa do Avante, o Festival Ocean Spirit ou as semanas académicas, C-Vieira compunha e produzia temas para outros artistas.

No final de 2008, e depois de um ano repleto de concertos, os Puzzle anunciaram o fim da sua curta carreira. Esta nova fase permitiu a C-Vieira intensificar o seu trabalho, enquanto compositor e produtor de outros artistas.

Coroniforme a fonte referida, compôs e produziu mais de uma dezena de temas para séries televisivas, que lhe permitiram ver alguns dos seus temas editados em diversas compilações nacionais.

Em meados de 2009, é convidado pela agência Eventos Spot, para assumir as funções de Director Musical do espectáculo “Uma Canção para ti ao vivo”, criado para levar em digressão os finalistas do programa da TVI “Uma Canção para ti”.

Nesse mesmo ano, C-Vieira anuncia, o início das gravações do seu álbum de estreia a solo. Álbum este, que é escrito, composto e produzido integralmente por C-Vieira, e onde este toca cerca de sete instrumentos.

O documento refere que, em Janeiro de 2010, e depois de quatro anos de ligação, C-Vieira rescinde o contrato que o ligava à Media Capital Entertainment enquanto compositor. Assinando assim, meses depois, um contrato de compositor e autor com a multinacional Emi Music Publishing Portugal.

Com as gravações do seu álbum de estreia a solo terminadas, C-Vieira anunciou a edição deste para Junho de 2011. “Beleza Cinzenta”, título do álbum, é o primeiro passo de uma carreira a solo que C-Vieira sempre desejou, é um misto de Soul tão pura quanto água, é palpitação de Funk, Funk tão poderoso, capaz de derrubar barreiras linguísticas e corações petrificados, conclui a nota remetida a este jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project