REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde à socapa no topo mundial do preço do óleo de cozinha – Mês de Ramadão: "Custa tanto como comprar drogas" 01 Abril 2022

Os consumidores cabo-verdianos – perante o oportunismo da subida de preços a 20, a 50% e mais além, que nos colocam no topo de preços, nas estatísticas mundiais — estão a sentir no bolso a guerra na Ucrânia, tal como o resto do mundo. Em especial, as donas de casa nos países onde se celebra o Ramadão têm por estes dias a tarefa dificultada como expressa a argelina da fala no título desta notícia da BBC.

Cabo Verde à socapa no topo mundial do preço do óleo de cozinha – Mês de Ramadão:

O combustível atinge os 160 CVE, o óleo os 210 CVE senão 275 por litro. Tal como nós, os argelinos da notícia também se queixam do preço alto do óleo. Mas têm outra queixa, como expressa a dona de casa Samiha Sammer (foto): "óleo, leite, só encontra quem é amigo do dono da loja".

A dona de casa de 31 anos explicou à BBC que a compra é feita “por trás do balcão”, “o óleo é escondido lá para os fundos da loja”. Para comprar leite, tem de andar dez quilómetros e pagar 420 dinars ($2.90 USD, 290 CVE) por litro, em vez dos 25 dinars (16X mais) de 2021.

Entre nós, não podemos queixar-nos de escassez, mas sim dos preços altos e sobretudo da inação das autoridades perante os oportunísticos “ajustes”. Como reportado há dias neste online, a IGAE interpelada sobre o óleo a subir mais de 50%, só diz que nada pode contra “produtos de venda liberalizada” (!).

A escassez domina na Argélia, em plena preparação do Ramadão — a festa religiosa marcada por consumos alimentares típicos, em que dominam os fritos(foto)—, para desespero das donas de casa como Samiha, Raisha, .... perante preços altos e escassez de produtos essenciais, como mostra a reportagem da BBC hoje (quarta-feira 30).

Camiões de óleo subsidiado e desviado para Mali, Níger

A reportagem da BBC apurou junto de “fontes fiáveis” que todos os dias saem para estes países vizinhos da Argélia doze camiões carregados de óleo adquirido com o dinheiro do Estado argelino. O lucro gerado por cada carregamento atinge os c.$18 mil (1,6 milhão CVE) por camião.


Punição à "sabotagem económica".
Embora oficialmente não haja referência aos montantes desviados, este mês o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, decretou a proibição de exportar produtos alimentares que contenham ingredientes originalmente importados. São em especial, produtos que o tesouro público subsidia: leite em pó, óleo de cozinha, açúcar, massas, sêmola e outros produtos de trigo.

Fontes: BBC/Arquivo. Fotos (BBC/Getty): Eurostats: Estatísticas do preço/litro em USD relativas a este março. Cabo Verde embora não esteja na lista, de facto ocuparia aí lugar cimeiro — 210-275CVE, $2.5 a 3.0 USD!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project