NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde acolhe VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa 11 Abril 2018

A cidade da Praia de Cabo Verde vai acolher, de 19 a 21 deste mês, a oitava edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. O evento vai decorrer na Universidade de Cabo Verde (UNICV), tendo como divisa “A Cidade e a Literatura”.

Cabo Verde acolhe VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Depois da Capital cabo-verdiana ter recebido, em Outubro de 2017, a VII edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa com o tema “À Margem da Literatura”, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), responsável pela organização do evento, em colaboração com a Câmara Municipal da Praia, volta a reunir personalidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa na Praia. Tudo com o fito de promover mais um debate à volta da literatura no espaço lusófono.

Conforme diz a UCCLA na sua página oficial, esta edição tem como tema principal “A Cidade e a Literatura: conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude” e três subtemas - “A Literatura e Cidadania”, “A Literatura e Criatividade” e “A Literatura e a Juventude”.

Revela que este VIII Encontro literário vai recentrar em torno da Língua Portuguesa, devendo contribuir para o diálogo e o enriquecimento entre os escritores dos diferentes países e continentes convidados.

Para esta edição de 2018, estão já confirmadas a presença dos escritores cabo-verdianos Fátima Fernandes, Hermínia Curado, Jorge Tolentino, Judite Nascimento, Manuel Brito Semedo e Nuno Rebocho.

A organização anuncia, por outro lado, que de Angola são esperados os escritores David Capelenguela e Jacques dos Santos, enquanto António Carlos Cortez e José Carlos Vasconcelos representam Portugal. Já a Tatiana Lévy deve representar o Brasil.

Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Zhang Weimin (Macau), Conceição Queiroz (Moçambique), Olinda Beja (São Tome e Príncipe) e Luís Costa (Timor-Leste), são outras das personalidades convidadas ao mesmo evento.

É de recordar que as anteriores edições aconteceram na cidade de Natal (Brasil), em Luanda (Angola) e na cidade da Praia (Cabo Verde).

Conforme a UCCLA, ao longo dessas edições já participaram mais de 100 escritores, com destaque para alguns que ficaram consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa – incluindo 5 Prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto, mas também escritoras de diferentes gerações e tradições literárias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project