AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde com notáveis fragilidades na guarda costeira, dizem especialistas 27 Novembro 2019

Cabo Verde, país com extensa zona económica exclusiva, “não tem capacidade para fiscalizar de forma contínua e efectiva”, por isso deve reforçar o plano de cooperação com os parceiros, diz à VOA o coronel Emanuel Brito, especialista em questões de defesa e segurança.

Cabo Verde com notáveis fragilidades na guarda costeira, dizem especialistas

Brito diz que as operações conjuntas realizadas de "forma esporádica não resolvem o problema".

Recentemente, foi reportado que um submarino passou por Cabo Verde com avultada quantidade de droga, e esta terça feira, 25, foi localizada na costa do Paul, ilha de Santo Antão, uma pequena embarcação com seis corpos em decomposição à bordo.

O entrevistado da VOA realça a capacidade técnica do centro de operação COSMAR sediado na Praia, na fiscalização de navios flutuantes a longo alcance, mas que já não dá a mesma resposta quanto à unidades submarinas utilizadas agora pelas redes do tráfico.

Quanto à prestação de socorro no mar, aquele oficial superior militar considera que o pais precisa de arranjar, pelo menos, mais um barco tipo "guardião e adquirir helicópteros" de que tanto se fala há quarenta e quatro anos, praticamente desde a independência em 1975.

"No entanto, penso que com os meios existentes, podia-se fazer uma patrulha de forma mais regular no território marítimo nacional, mas parece que tal não acontece devido à razões de ordem orçamental - falta de meios financeiros para tal", afirma o coronel na reforma.

João de Deus Carvalho, antigo capitão de Portos de Sotavento, também diz que Cabo Verde não consegue dar resposta mais alargada em matéria de fiscalização e prestação de socorros no mar.

Ele entende que se trata de uma missão difícil mesmo para outros países com mais possibilidades financeiras, mas o executivo deve reforçar a guarda costeira, conclui a VOA.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project